São Paulo, domingo, 26 de junho de 1994
Próximo Texto | Índice

É tempo de investir em reciclagem

CLÁUDIA RIBEIRO MESQUITA
DA REPORTAGEM LOCAL

O mês de julho pode ser uma boa época para se reciclar, estratégia fundamental na busca pelo aperfeiçoamento profissional e ascensão na carreira.
A educação continuada – na forma de cursos intensivos e seminários – já se tornou palavra-chave no vocabulário de executivos de média e alta gerência.
A necessidade de mudança é o impulso que tem levado profissionais e empresas a investir em longas cargas horárias de "estudo".
"Em uma economia cada vez mais globalizada, trabalha-se com um número maior de informações", avalia Guilherme Veloso, 49, da PMC Amrop International, consultoria que buscava executivos para o topo das empresas.
Ainda que as cobranças no universo empresarial alcancem níveis elevados, é preciso ter critérios para participar desses eventos.
"Não se trata de virar 'arroz de festa' e frequentar o que aparece pela frente", diz Simon Franco, da Simon Franco Recursos Humanos.
A recomendação é selecionar atividades que estejam diretamente ligadas à função exercida. Cursos que representam enriquecimento gerencial e de cultura geral também são bem-vindos.
"À medida que se vai galgando a hierarquia da empresa, o conhecimento global torna-se mais importante", diz Velloso.
Os seminários e cursos também são boas oportunidades para estabelecer contatos e trocar experiências com outros profissionais.
"É uma das maiores vantagens da reciclagem. Conhecendo erros e acertos de outras experiências ganha-se tempo. Os mesmos enganos podem ser evitados", ensina Vicky Bloch, 42, diretora da DBM do Brasil, consultoria de apoio à recolocação de executivos patrocinada pela empresa que demite.
Para um melhor aproveitamento das atividades de reciclagem, o ideal é informar-se antecipadamente sobre o assunto que vai ser abordado. As empresas organizadoras costumam dar material de apoio aos participantes.
Além disso, a capacidade de engajamento é o pressuposto de uma carreira bem-sucedida, na avaiação de Simon Franco. Participar ativamente, portanto, é uma postura recomendável durante o evento.

Próximo Texto: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE JULHO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.