São Paulo, domingo, 26 de junho de 1994
Índice

'Um Passeio no Cometa' se perde na falação

MÔNICA RODRIGUES COSTA
EDITORA DA "FOLHINHA"

O musical "Um Passeio no Cometa", com texto de Ely Barbosa e direção de Otávio Barbosa, tem pouco de música e muito menos de teatro.
Os protagonistas da história são Estrelinha e o Cometa Halley. Quem faz o papel da estrela é Mylla Christie, apresentadora de programa infantil na TV. Jarbaz D' Melo está no papel do cometa.
A trama mostra um cometa chorão porque perdeu sua imensa cauda. Apaixonada por ele, Estrelinha arruma um grupo de amigos –a Turma da Fofura– e ajuda o astro a recuperar a cauda e a felicidade.
Há pouca ação no espetáculo, que se resume a diálogos extensos entre os personagens. Eles são interrompidos por números de dança em que todos cantam.
Mylla Christie aparece pouco, assim como Melo. Os bonecos tomam conta da maioria das cenas.
É complicado falar da representação dos atores toda vez que se trata de teatro com bonecos.
Geralmente, quando os bonecos são roupas vestidas pelos atores, os movimentos em cena são "estilizados" demais, ficam restritos a pulos e pequenos passos de dança.
Não há também expressões faciais, inflexões de voz ou algo que indique mudança de emoção com o desenrolar do enredo.
Esses são aspectos fundamentais na representação teatral, que permitem julgar a qualidade estética do que está sendo transmitido.
No caso da Turma da Fofura, os personagens atuam dessa forma. As vozes dos atores que vestem os personagens são gravadas.
Quanto ao desenho dos bonecos, eles indicam, digamos, o gosto "popular" médio do Brasil. Nenê (Jorge Fino) é um garoto com um macacão comum de recém-nascido que usa chupeta.
O cachorro Lambão (Gal Monteiro) e os coelhos Escovão (Marcos Chumbinho), Fofura (Rosely Pacco) e Escovinha (Anauce Ribeiro) são bichos de pelúcia.
Parecem saídos de uma loja de brinquedos. Todos muito bonitinhos. Mas não há elaboração diferenciada na criação dos bonecos, assinados por Ely Barbosa.
O autor já teve, pela editora Abril, nos anos 70, uma revista em quadrinhos, com esses e outros personagens, "Cacá e sua Turma".
Foi também criador de uma série de histórias com bonecos animados para a TV Bandeirantes, nos anos 80.

Peça: Um Passeio no Cometa
Direção: Otávio Barbosa
Elenco: Mylla Christie, Jarbaz D' Melo e os bonecos da Turma da Fofura, animados por uma equipe de atores –Jorge Fino, Rosely Pacco, Gal Monteiro, Marcos Chumbinho e Anauce Ribeiro
Onde: Teatro Maria Della Costa (r. Paim, 72, tel. 011/256-9115)
Quando: sábados e domingos, às 16h
Quanto: 5 URVs

Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.