São Paulo, domingo, 26 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES NA TV

OS TREZENTOS DE ESPARTA
Record, 16h.
(300 Spartans). EUA, 1962, 114 min. Direção: Rudolph Maté. Com Richard Egan, Diane Baker.
A célebre batalha no desfiladeiro das Termópilas, com Richard Egan como o rei Leônidas, que defende o solo grego com seus 300 soldados, contra as forças persas, em número muito superior.

AGULHA NO PALHEIRO
Cultura, 17h.
Brasil, 1953, 100 min. Direção: Alex Viany. Com Doris Monteiro, Fada Santoro, Roberto Bataglin.
Doris Monteiro é a jovem interiorana que vai ao Rio de Janeiro atrás do namorado. A única referência é seu nome, José da Silva. Primeiro filme do crítico Viany, tentando já uma aproximação com o Brasil real, o que na época era novidade. Em preto-e-branco.

JORNADA NAS ESTRELAS 3 - À PROCURA DE SPOCK
CNT/Gazeta, 18h.
(Star Treck 3 - The Search for Spock). EUA, 1984, 114 min. Direção: Leonard Nimoy. Com William Shatner.
Nimoy assume o comando da "Jornada" neste terceiro filme. Desta vez, a nave Enterprise e o almirante Kirk tentam salvar o sr. Spock (Nimoy), desaparecido. Diversão juvenil digna.

MEU PAI, MEU AMIGO
Record, 20h.
(Ace Eli and Rodger of the Skies). EUA, 1973, 92 min. Direção: Bill Sampson. Com Cliff Robertson, Pamela Franklin.
Nos anos 20, pai e filho tornam-se ases da acrobacia aérea. Fazem dupla após a morte da, respectivamente, mulher e mãe. Direção de John Erman, com pseudônimo.

ARCO-ÍRIS NEGRO, ALÉM DA VIDA
Globo, 22h.
(Black Rainbow). EUA, 1991, 103 min. Direção: Mike Hodges. Com Jason Robards, Rosanna Arquette, Tom Hulce.
Filme de mistério, em que Arquette é a garota que desenvolve poderes sobrenaturais. Ela tem a premonição de um assassinato. Inédito.

AS VIAGENS DE GULLIVER
SBT, 22h30.
(The Three Worlds of Gulliver). Inglaterra, 1960, 100 min. Direção: Jack Sher. Com Kervin Matthews, Jo Morris.
Versão inglesa das "Viagens de Gulliver", de Swift, por si um filme fotogênico. Belas trucagens de Roy Harryhausen e música de Bernard Herrmann. Conjunto agradabilíssimo.

UM PAÍS DE ANEDOTAS
Bandeirantes, 23h30.
(Passport to Pimplico). Inglaterra, 1949, 84 min. Direção: Henry Cornelius. Com Com Stanley Holloway, Hermione Baddeley.
Este pode ser o achado da semana. Cornelius (1913-1958) conta em seu filme de estréia a história de uma bomba que explode em Pimlico, subúrbio de Londres. Abre-se uma cratera e, lá, encontra-se um velho documento, segundo o qual Pimlico é propriedade perpétua do duque de Borgonha. Os habitantes, a partir daí, decidem reivindicar a independência do território. As referências dizem que o filme até hoje é uma comédia de primeira. Em preto-e-branco. Legendado.

SOB O SOL DE ROMA
Cultura, 0h.
(Sotto il Sole di Roma). Itália, 1947, 90 min. Direção: Renato Castellani. Com Oscar Blando, Francesco Golisano.
Aventuras de jovens adolescentes romanos, durante a 2ª Guerra. Embora busque uma aproximação realista, embora conserve os atores desconhecidos, a concepção é quase convencional, turística em alguns momentos: dá em amor, em comédia, em leveza. Dá para ver, em suma. Em preto-e-branco. Legendado.

CIDADE DAS ILUSÕES
Globo, 0h30.
(Fat City). EUA, 1972, 99 min. Direção: John Huston. Com Stacy Keach, Jeff Bridges, Susan Tyrrell.
O ocaso de um lutador de boxe (Keach) é o motivo deste drama. Produção pequena, mas de longe um dos trabalhos mais pessoais e sinceros de John Huston. Legendado.

INTERLÚDIO
Manchete, 0h30.
(Notorious). EUA, 1946, 101 min. Direção: Alfred Hitchcock. Com Cary Grant, Ingrid Bergman, Claude Rains.
Ingrid Bergman é a filha de um nazista refugiado no Rio, que pretende ressuscitar o 3º Reich. Mas cairá de amores pelo americano Cary Grant. Um belo Hitchcock. Em preto-e-branco. Legendado.

Texto Anterior: LANÇAMENTOS
Próximo Texto: DELTA CLIPPER
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.