São Paulo, segunda-feira, 27 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A África está se rompendo?

BILL PTZER

Uma imensa série de rachaduras no continente, a Grande Fossa Africana (sistema de fendas no leste da África) se prolonga por 5.600 km do Mar Vermelho ao sul de Moçambique.
Aberturas enormes –em alguns pontos chegando a ter 89,6 km de comprimento e até 1,6 km de profundidade– se formaram ao longo destas rachaduras. A Grande Fossa Africana é considerada um dos mais curiosos e complexos fenômenos da Terra.
Por razões não muito claras, a fenda se divide em duas partes. A parte do leste (Rift Valley Oriental) divide o Quênia e passa ao redor tanto do monte Kilimanjaro quanto da planície de Serengeti, na Tanzânia. A fenda do oeste (Rift Valley Ocidental) secciona o coração da África, sangrando uma corrente de lagos. O lago Vitória fica extamente no platô entre os dois.

30 milhões de anos no futuro
O triângulo de Afar, o ponto de intersecção entre três sistemas de fendas serve como uma chave para o futuro. Durante cerca de 25 milhões ou 30 milhões de anos, o triângulo ferveu com vulcanismo.
Se o Afar continuar rachando durante os próximo milênios, a nascente placa Somali vai se destacar e um novo oceano pode se formar através do nordeste da África.

Como funciona a fenda
1 - Estimulada pelo magma ultraquente que sobe do centro da Terra, a superfície se estica.
2 - Quando a crosta se afina, montes, aberturas e vulcões se formam empurrando as placas continentais.
3 - Rachaduras na crosta são preenchidas com fluxo de lava, criando novas áreas de superfície enquanto as placas se expandem.
4 - Durante milhões de anos, uma nova terra se forma e aos poucos aumenta enquanto a fenda continua.

Texto Anterior: Colesterol é importante para o corpo, mas provoca infartos
Próximo Texto: Estudante de São Paulo é premiado na Noruega
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.