São Paulo, terça-feira, 28 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Queda de torres pode provocar blecautes

DA REPORTAGEM LOCAL

A queda de duas linhas de transmissão no Paraná interrompeu a distribuição de 50% da energia produzida na usina de Itaipu e pode provocar blecautes nas regiões regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Uma das linhas deve voltar a funcionar até a próxima sexta-feira, segundo a Furnas Centrais Elétricas, empresa responsável pelas linhas.
A outra linha será restabelecida dentro de 20 dias, segundo o engenheiro Flávio Pena, do Departamento de Produção de Furnas, em Foz do Iguaçu (PR).
O diretor de produção e distribuição da Cesp, José Olyntho Machado Júnior, 46, afirma que, se o consumo subir, o próprio sistema de transmissão inicia "cortes rotativos" para evitar sobrecargas.
Segundo ele, ficarão sem energia primeiro regiões "menos prioritárias", preservando regiões onde estão localizados hospitais, metrô e outros serviços essenciais.
Machado afirma que os cortes deverão ter duração de cerca de 15 minutos, sendo alternados para outras regiões.
Futebol
No horário do jogo do Brasil pela Copa do Mundo, hoje às 17h, a Cesp (Centrais Energéticas de São Paulo) prevê que o consumo caia, evitando a possibilidade de corte.
"O problema é após o jogo, quando o consumo sobe de repente", diz Machado.
Segundo ele, após a partida Brasil e Rússia, o consumo em São Paulo subiu, em 20 minutos, de 8 mil megawatts para mais de 12 mil megawatts.
As linhas foram derrubadas por um vendaval, na última sexta-feira, durante o jogo Brasil e Camarões. Segundo a Cesp, isso evitou maiores problemas.
O consumo de energia estava abaixo do normal, já que indústria e comércio estavam com atividades parcialmente paralisadas devido à liberação de funcionários.

Texto Anterior: Três morrem no Rio Grande do Sul
Próximo Texto: Grupo quer incluir represa Billings no projeto Tietê
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.