São Paulo, terça-feira, 28 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiesp reclama de juros e pede menos impostos

DA REPORTAGEM LOCAL

Com a chegada do real, a indústria paulista tem uma preocupação central: as taxas de juros elevadas.
O presidente da Fiesp, Carlos Eduardo Moreira Ferreira, disse que "não se pode aceitar a elevação indiscriminada da taxa juros" e pediu ao governo renúncia tributária que estimule a produção.
Segundo Mario Bernardini, diretor do Departamento de Economia da Fiesp, uma elevação de 1 ponto percentual nos juros mensais acarretaria, na média, uma alta de 8,3% nos custos do produto final.
Segundo ele, os juros altos podem impactar também no passivo das empresas. Para Bernardini, se os juros reais anuais ficarem acima de 8,8% (taxa de aumento da rentabilidade nos últimos anos) "a indústria vai pagar para trabalhar".
Para o setor exportador, que terá que operar com o câmbio congelado, Moreira Ferreira também pediu menos impostos.
"Um alívio da carga tributária pode compensar um possível aumento dos preços dos produtos a serem exportados", afirmou.
Segundo Moreira Ferreira, a defasagem cambial é hoje da ordem de 9%, menor do que a de 14,2% registrada em março.
A Fiesp também está preocupada com as indefinições sobre os juros a serem cobrados nos empréstimos do BNDES à indústria.
Segundo Bernardini, setores como o de bens de capital estão parados. Contratos, que agora passam a ter reajuste após 12 meses, não estão sendo assinados. "É difícil calcular qual será a variação de custos no ano. O risco é grande."
Também são afetados pela alteração nos prazos dos contratos, segundo ele, o setor imobiliário, de construção civil e de fornecimento de bens e serviços à longo prazo.
Nível de emprego
O nível de emprego industrial no Estado de São Paulo ficou estável (teve variação 0) na terceira semana de junho em relação à semana anterior. No acumulado do mês, houve redução de 2.355 empregos ou variação negativa de 0,11% no nível de emprego.
No ano, a indústria paulista já cortou 51.532 vagas e em doze meses, 84.364.

Texto Anterior: Cesta básica sobe 6,1% em um fim-de-semana
Próximo Texto: Sunab vai identificar empresa que burla lei
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.