São Paulo, terça-feira, 28 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemanha vence calor, correria e coreanos

NOELLY RUSSO
ENVIADA ESPECIAL A DALLAS

A Alemanha ganhou no sufoco da Coréia do Sul ontem no Cotton Bowl, em Dallas. O placar de 3 a 2 garantiu a classificação dos alemães em primeiro lugar no grupo e eliminou os coreanos.
Os alemães pretendiam conseguir uma vitória com um placar folgado para aumentar a autoconfiança do time, que anda baixa.
A Coréia apostava no cansaço dos alemães, em razão do forte calor em Dallas (leia texto abaixo), para superá-los no segundo tempo.
A tática quase deu resultado. O técnico alemão, Berti Vogts, admitiu que a equipe "teve muita sorte de ter ganho o jogo, pois os coreanos poderiam ter virado".
Vogts creditou ao calor o baixo rendimento da seleção no segundo tempo. "Os jogadores ficaram muito cansados e abatidos."
O técnico disse que a defesa alemã jogou muito mal. Para Vogts, "ela provou que precisa muito do auxílio do líbero Matthaeus."
Na semana passada, o jogador Buchwald criticou a escalação de Matthaeus como líbero, pedindo que ele jogasse no meio-campo.
O técnico da Coréia, Kim Ho, afirmou que, no primeiro tempo, a equipe estava "intimidada pela Alemanha, o que é natural, pois eles são campeões do mundo".
Na segunda etapa, perdendo por 3 a 0, "já não havia mais o que temer", disse o treinador coreano.
No primeiro tempo o jogo foi comandado pela Alemanha, que fez três gols em 36 minutos.
No segundo, a seleção cansou com o calor, cedeu espaço para a Coréia, sofreu dois gols e quase acaba levando o terceiro.
Os coreanos tiveram diversas oportunidades de gol, mas falharam na hora das finalizações.
O primeiro gol alemão foi marcado pelo atacante Klinsmann, aos 11min do primeiro tempo, depois de um passe do meia Hassler.
Hassler e Klinsmann já haviam chegado perto de marcar aos 9min. O tiro de Klinsmann tocou a rede pelo lado de fora.
Oito minutos depois do primeiro gol, Riedle marcaria para a Alemanha. Ele pegou o rebote do meia Buchwald.
Aos 36min, a dupla Hassler e Klinsmann voltou a marcar. Hassler deu o passe para Klinsmann chutar fraco para o gol. O goleiro Choi In Young falhou. A bola escorregou de suas mãos e entrou.
O gol deixou Klinsmann isolado na artilharia da Copa, com quatro gols marcados em três jogos.
Aos 39min da primeira etapa, Kim Ho fez sua primeira substituição. Tirou Lee Young Jin para a entrada de Chung Jong Son.
Para o segundo tempo, a Coréia voltou com o goleiro reserva, Lee Won Jae. O técnico justificou a saída do capitão da equipe: "Se para ajudar a equipe é necessário tirar o capitão, eu tiro".
A Coréia fez seu primeiro gol logo aos 6min do segundo tempo. Hwang Sun Hong aproveitou um passe de Park Jung Bae.
Aos 17min, Hong Myung Bo fez o segundo da Coréia com um belo chute de fora da área.
Aos 18min, Vogts trocou Matthaeus pelo meia Moeller. O meia, titular nas duas primeiras partidas, havia brigado com o treinador durante a semana e começado a partida de ontem na reserva.
Aos 27min do segundo tempo, a Alemanha foi vaiada por sua torcida, irritada com a lentidão da equipe. Dois minutos depois, Vogts substituiu Effenberg por Helmer.
Os coreanos ainda tiveram boas oportunidades para marcar, mas erraram nas finalizações.

Texto Anterior: Técnico promete time ofensivo
Próximo Texto: O JOGO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.