São Paulo, terça-feira, 28 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seattle ou Houston?

FÁBIO SORMANI

Não foram poucas as pessoas que, ao me encontrar, durante a semana passada, faziam a seguinte pergunta: "Foi justo o título do Houston?" Sempre respondi sim. Muitas dessas mesmas pessoas, no entanto, contraargumentavam dizendo que o melhor time da NBA, apesar de os Rockets terem ganho o campeonato, segue sendo o Seattle Supersonics.
Mas por que os Sonics, então, ficaram no meio do caminho e não paparam o título de campeão?
O Seattle, a meu ver, foi vítima do sistema de disputa. Preparou-se mal para a competição; gastou toda munição antes do tempo, perdendo quando não podia perder.
Durante a fase de classificação, o time da terra dos Boeings fez uma campanha irrepreensível, tendo se colocado no topo da pirâmide das equipes da NBA. George Karl era tido como o melhor técnico da NBA e o mais forte candidato ao prêmio de "Coach of the Year" –que acabou indo parar nas mãos de Lenny "Atlanta Hawks" Wilkens. Shawn Kemp, o ala/pivô dos Sonics, era idolatrado pela garotada.
Quando foi para os playoffs, todavia, o poderoso Seattle sucumbiu diante do "pequeno" Denver Nuggets. A impressão que deu é a de que os Sonics "dobraram o fio", como se diz no jargão dos preparadores físicos, ou seja, o time atingiu o ápice antes do tempo.
Assino embaixo.
Para a próxima temporada, que começa em novembro, penso que os Sonics devem ter aprendido a lição e surgem desde já como um dos sérios candidatos ao título.
Mas vamos falar do Houston Rockets, o mais novo campeão da NBA. O time do Texas mereceu o título simplesmente porque soube manter a regularidade que os Sonics desconheciam. Na "regular season", ficaram atrás apenas do Seattle, seguramente guardando fôlego para o "sprint" final.
Hakeem Olajuwon, seu superpivô, foi o grande destaque da temporada. Foi escolhido pelo segundo ano consecutivo como o melhor jogador defensivo da NBA, ganhou o troféu de MVP (melhor jogador) não só da fase de classificação, como também das finais.
Títulos merecidíssimos.
Agora cidadão norte-americano, Hakeem, nascido em Lagos (Nigéria), espera ser chamado para o "Dream Team 3" que vai disputar os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 96, e realizar seu maior sonho: ganhar o ouro olímpico com a camisa tricolor dos EUA, ao lado de Shaquille O'Neal, seu sucessor dentro em breve.

Texto Anterior: Vento a favor; Farol
Próximo Texto: Notas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.