São Paulo, terça-feira, 28 de junho de 1994
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Bienal tem cartaz com impacto publicitário

MARCO CHIARETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O cartaz da 22ª Bienal Internacional de São Paulo já foi escolhido. O presidente da Fundação Bienal, Edemar Cid Ferreira, e o pressidente da comissão julgadora, Alex Periscinotto, anunciaram em uma entrevista coletiva na sede da Fundação, no Ibirapuera, o trabalho vencedor, do artista plástico e publicitário gaúcho Fernando Bakos, 24.
O vencedor recebeu US$ 2.000. O cartaz retrata, segundo Periscinotto, "o impacto publicitário e o espírito artístico da Bienal".
O cartaz de Bakos será utilizado também nos outdors que anunciarão a mostra. A Bienal será aberta dia 12 de outubro próximo e vai até 12 de dezembro.
Bakos enviou dois trabalhos. O outro, que fazia referência aos sentidos, acabou ficando em segundo lugar.
Reciclagem
Segundo o vencedor, seu cartaz foi concebido a partir de materiais encontrados na rua e reciclados. "Eu mesmo preparei a caixa que serve de suporte para o trabalho e pintei as inscrições". O efeito um pouco desbotado das cores foi dado com uma cópia xerox, ampliando a foto da caixa.
A Bienal convidou seis pessoas para comporem o júri do concurso: Periscinotto, o curador Nelson Aguilar, Carlos Fajardo, Frencesc Petit, Wesley Duke Lee e Marcelo Serpa.
Periscinotto disse que a comissão decidiu "não encomendar uma arte-final para o trabalho de Bakos, inclusive para manter esta espontaneidade do cartaz".
As duas últimas Bienais tiveram seus cartazes escohidos em um concurso fechado, e não aberto como o da atual edição da mostra.
Segundo o presidente da Fundação, Cid Ferreira, o trabalho de Bakos, que o artista viu impresso pela primeira vez durante a entrevista, será enviado para 10 mil instituições no mundo todo.
"Vamos imprimir um número muito grande de cartazes, cerca de cem mil; esperamos que a Bienal receba um milhão de visitantes", disse Cid Ferreira.

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