São Paulo, terça-feira, 28 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'República' perde poder

DE WASHINGTON

Mack McLarty é o mais poderoso integrante da "República de Arkansas" a sofrer o constrangimento de derrota política este ano.
O grupo de amigos íntimos dos Clinton que vieram do pequeno Estado natal do presidente, no sudoeste do país, para ajudá-lo a governar é cada vez menor e menos influente.
Eles vieram a Washington com o objetivo de submeter a capital dos EUA a seus desejos. Um ano e meio foi tempo suficiente para o contrário acontecer.
A primeira vítima da "República de Arkansas" foi Vincent Foster, assessor jurídico da Casa Branca, que morreu em julho de 1993, vítima de aparente suicídio.
O bilhete que ele escreveu e depois rasgou antes de morrer não deixa dúvidas sobre sua frustração diante dos obstáculos que encontrou em Washington.
Este ano, Bernard Nussbaum, outro assessor jurídico de Clinton, e Webster Hubbell, subscretário da Justiça, foram obrigados a renunciar a seus cargos em função de desdobramentos no caso Whitewater.
William Kennedy 3º, outro assessor do presidente, foi rebaixado de função depois de se ter descoberto que ele não pagava a previdência social de sua empregada doméstica.
A diferença entre McLarty e as demais vítimas da "República de Arkansas" é que ele andava às turras com a primeira-dama Hillary Clinton, enquanto os outros eram protegidos dela. (CELS)

Texto Anterior: Clinton muda governo em busca de apoio
Próximo Texto: Presidente quer adiar processo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.