São Paulo, domingo, 3 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuidado: metade dos negócios não sobrevive

Fatores externos e a conjuntura econômica são determinantes, mas o sucesso ou o fracasso dependem de planejamento
Abrir um pequeno negócio já passou, certamente, pela cabeça de boa parte da população. As tendências econômicas apontam para a terceirização e expansão do setor de serviços. Motivos suficientes para a proliferação das micro e pequenas empresas.
Estima-se que, em 1992, cerca de um milhão de brasileiros lançaram-se no mercado. São 430.665 empresas registradas legalmente - a maioria, microempresas.
No entanto, estudos indicam que cerca de 50% dos negócios não conseguem passar do primeiro ano de vida. E que, depois de cinco anos, apenas 20% sobreviveram.
Pesquisa do Sebrae considera que as principais causas do insucesso se devem a fatores externos à empresa e a conjuntura econômica.
Fatores determinantes, mas comuns àqueles que obtiveram sucesso. Portanto, o êxito ou fracasso depende de como a empresa é planejada e administrada.

PREVISÕES
Estabilidade na Economia
. É o que a pequena empresa mais deseja. Se o Plano Real tiver êxito, cairão as taxas de juros –inimigas, principalmente, das pequenas empresas.
. Renovação Política
Se a primeira previsão não falhar, as esperanças aumentam com as próximas eleições. Novo governo, novo Congresso, novos planos.

Texto Anterior: TESTE: você está pronto para assumir os riscos?
Próximo Texto: Defina seu perfil de futuro empresário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.