São Paulo, domingo, 3 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA merecem a Copa do "chutzpah"

DAVID DREW ZINGG
EM SAN FRANCISCO

Bem, amanhã será o dia em que o Velho Patriota Dave vai assistir sua seleção gringolandesa de "soccer" cair num espetáculo de fogos de artifício do dia 4 de Julho –fogos de artifício brasileiros.
A seleção americana realmente merece ganhar a Copa de "chutzpah" ("chutzpah" é uma fantástica e intraduzível palavra em iídiche. Quer dizer –mais ou menos– ousadia, atrevimento, coragem.)
Tio Dave, que não sabe "diddley squat" (algo como o mínimo que você possa imaginar) sobre futebol, acredita em tudo que vê ou ouve falar sobre o "soccer".
A imprensa local da Gringolândia está tentando pelo menos infundir uma espécie de coragem aos poucos torcedores norte-americanos que ainda acompanham as partidas desta Copa do Mundo.
Um jornal de San Francisco publicou um modesto prognóstico de Ernie Stewart, o artilheiro que fez o gol da vitória dos Estados Unidos contra a "infeliz-no-amor" Colômbia.
"O Brasil tem o melhor futebol do mundo", disse Stewart. "Todas as seleções têm seus pontos fracos, e no caso da brasileira é a defesa. Acho que jogamos melhor contra as equipes de estilo latino", prosseguiu. Depois Stewart armou-se de toda sua coragem e se qualificou para o Troféu Assobiando no Vento, de tio Dave: "Acho que podemos causar um abalo ao Brasil".
Abalo não é bem a palavra indicada. Se a Gringolândia derrotar a Sambalândia no futebol, várias coisas vão acontecer:
1) Os apostadores sortudos (ou burros) que arriscaram alguns dólares na equipe vermelha, branca e azul de Stewart vão faturar tanto que poderão comprar a dívida externa brasileira, se quiserem. Provavelmente farão falir as bancas de apostas;
2) O "soccer" será oficialmente reconhecido como um novo e importante esporte de adultos aqui na Gringolândia;
3) Pelé será naturalizado americano e será eleito para substituir Bill Clinton nas próximas eleições presidenciais;
Desta vez vosso humilde correspondente, o Homem Que Não Sabe Nada Sobre Futebol, estará torcendo para as duas equipes ao mesmo tempo.

Tradução de Clara Allain

Texto Anterior: Suécia enfrenta Arábia animada com o empate diante do Brasil
Próximo Texto: Árabe aposta nos contra-ataques e na velocidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.