São Paulo, domingo, 3 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QEM É POLANYI

QUEM É POLANYI
Karl Polanyi nasceu em Budapeste em 1886 e participou do Circulo Galilei, um centro de ativistas intelectuais que formou as lideranças políticas liberais e socialistas durante e após a Primeira Guerra.
Ao se estabelecer em Viena, nos anos 20, tornou-se editor internacional da revista "Õsterreichische Volkswirt". Com a ascensão do fascismo, mudou-se para Londres (em 1933), dando aulas sobre assuntos internacionais.
Em 1940, transferiu-se para os Estados Unidos onde, até 1943, foi professor residente no Binnington College, em Vermont, e redigiu "A Grande Transformação" (editado no Brasil pela Campus).
Retornou à Inglaterra, em 1944, voltando em seguida aos EUA para ser professor visitante da Universidade de Columbia, onde ficou até se aposentar em 1953.
Nesta época viveu entre os Estados Unidos e o Canadá, onde morava sua mulher, impedida de entrar nos EUA por seu passado de ativista política de esquerda.
As grandes preocupações políticas de Karl Polanyi eram, então, a preservação da paz mundial e o "humanismo socialista". Foi animado por elas que fundou a revista "Co-existence", junto com Gunnar Myrdal e Joan Robinson. Morreu em abril de 1964.

Texto Anterior: A grande transformação
Próximo Texto: BALDWIN; ARQUITETURA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.