São Paulo, domingo, 3 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Massa fresca em ambiente familiar

JOSIMAR MELO

Massas frescas em ambiente familiar
Futebol, design, carros: tudo isso pode ser evocado quando se pensa na Itália. Mas poucas situações retratam melhor os italianos do que uma mesa com bons vinhos e boa comida –principalmente se o ambiente é o de restaurantes familiares, onde pais e filhos se revezam entre o salão e a cozinha. Há em São Paulo alguns exemplares desta fórmula saborosa. O Vecchio Torino é dos mais novos entre eles.
O restaurante foi inaugurado há quatro meses e vem rapidamente cativando a clientela, seja pelo despojamento do lugar (uma casa reformada numa ruela de Pinheiros), seja pela simpatia do casal que recebe a clientela, seja, obviamente, pela qualidade da comida.
O Vecchio Torino pertence ao italiano Giuseppe La Rosa, um ex-empresário têxtil nascido em Turim (daí a predominância dos pratos tradicionais do norte da Itália), que cuida da cozinha; e sua mulher Emmanuelle, portuguesa, que atende a clientela e também prepara os gostosos pães do couvert. Eles mergulharam com paixão no novo negócio, que evolui mês a mês. Suas massas frescas recheadas valem a visita. É o caso do agnolotti ao sugo (recheado com alcatra, vitela e ricota, servido ao molho fresco de tomate) ou do casoncelli com recheio de lombo e alcatra servido na manteiga (que poderia ser mais generosa) e sálvia, amareto e uva passa. Ainda entre os "primi piatti" ficam os nhoque (podem ser de batata, ou uma leve versão feita com ricota e espinafre) e os risotos.
O cardápio atual ampliou as opções de carnes, mantendo o volumoso polpettone pugliese (bolo de carne cozido no molho de tomate e servido com salada) e introduzindo o vigoroso ossobuco de vitela com risoto a milanesa (sempre uma boa companhia para os dias mais frios). Além da perna de cordeiro cozida na manteiga e flambada ao vinho branco. A oferta de vinhos ainda pode melhorar –é o que falta para poder acompanhar essas boas pedidas.
Vecchio Torino
R. Tavares Cabral, 119, Pinheiros, zona oeste. Tel. 816-0512. Todos os dias: 11h/último cliente. Estac. com manobrista. $$

Texto Anterior: Entre no clima
Próximo Texto: Arte gráfica ao alcance de todos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.