São Paulo, domingo, 3 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar uma pequena indústria de colchões de espuma?

O processo de produção da espuma é complicado e necessita do apoio de um profissional especializado (químico) para realizar a combinação das matérias-primas.
Em linhas gerais, a produção se inicia com o peso e a mistura das matérias-primas (tolueno de isocianato, poliol, silicone, octoato de estanho, amina, corantes e cloreto de metileno).
A mistura é despejada em caixotes, onde é aquecida por alguns minutos. A mistura toma forma de um bloco de espuma, que depois de esfriar por um dia, adquire a consistência ideal para o corte.
Para a compra de misturador com caixote, compressor de ar, triturador de espuma, máquinas de costura reta e overloque, cabeçote para fechar o colchão, balanças, móveis e utensílios em geral são necessários de US$ 30 mil a US$ 50 mil.
Você pode montar a indústria adquirindo a espuma pronta e o investimento inicial poderá ser bem mais baixo.
É preciso incluir nos custos de implantação a compra de um telefone comercial, de um veículo utilitário e prever um fundo para formação dos estoques iniciais de matéria-prima.
É importante frisar que outras matérias-primas entram na confecção do colchão: tecidos, fios, etiquetas, sacos plásticos para embalagem. Apesar de alto, o investimento compensa, pois, em média, o lucro líquido fica em torno de 12%.
Como os materiais utilizados na produção são altamente inflamáveis, é importante que a fábrica seja montada em locais próprios, longe dos centros urbanos.
Antes de tomar a decisão de montar o empreendimento é importante fazer uma pesquisa de mercado para saber que tipos de colchões devem ser produzidos, em relação ao tamanho, espessura e densidade da espuma e acabamento do produto.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 1º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Texto Anterior: Importar é alternativa
Próximo Texto: Feiras em julho revelam oportunidades para micros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.