São Paulo, domingo, 3 de julho de 1994
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Logus ganha 'força' e menor consumo

LUCIANO SOMENZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Chegou a hora de o Logus ganhar tecnologia no motor. A versão GLSi testada aposenta o carburador e adota injeção eletrônica de combustível e ignição digital mapeada (variável).
No teste feito por Veículos com o GLSi com motor AP-2.000 a gasolina, o Logus partiu da imobilidade até os 100 km/h em 9,9 segundos (veja quadro abaixo).
Essa marca o habilita a disputar posição no time do Tempra 16V, que acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, do Escort XR3 (9,6 segundos) e do Peugeot 405 SRi (10,2 segundos).
Com preço na faixa de R$ 28.000,00, o GLSi disputa mercado com os mesmos Tempra 16V, Escort XR3 e com os importados Honda Civic e Subaru Impreza.
A injeção de combustível do Logus GLSi é multiponto (um bico injetor para cada um dos quatro cilindros), principal responsável pelo consumo de 8,5 km/litro.
A Volkswagem decidiu equipar apenas a versão GLSi (a mais cara) com injeção multiponto.
As demais, GL e CL, com motor AP-1.800, ganham injeção monoponto (um bico injetor para todos os cilindros).
Nas versões com motores a álcool será mantido o carburador, pelo menos por enquanto.
O excelente consumo reafirma a vocação urbana do Logus. Fácil de manobrar, auxiliado pela direção hidráulica, é também bastante ágil no trânsito.
Alguns problemas do carro ainda não foram resolvidos. Há pouco espaço, entre o banco e o volante (apesar de muito pequeno), para as pernas do motorista.
Os ajustes de altura do banco (apenas na inclinação do assento) e da direção (longitudinal, mais próximo ou mais afastado do motorista) não resolvem esse desconforto.
Os mais altos não encontram postura adequada para dirigir.
Para beneficiar o conforto, a suspensão –macia– prejudica a estabilidade em curvas rápidas.
A direção hidráulica, que, apesar de progressiva não se mantém firme o suficiente em alta velocidade, também compromete uma direção mais esportiva.

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