São Paulo, domingo, 3 de julho de 1994
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Paseo exibe linhas bem atuais com pouco luxo

DA REDAÇÃO

O Toyota Paseo é um típico cupê japonês com desempenho agradável e design moderno. Correto, o modelo carece da agressividade sugerida pelas linhas de "puro-sangue".
O cupê Toyota concorre diretamente com os Honda CRX e Civic Cupê e Mazda MX3 japoneses.
Seu preço, US$ 34 mil, o coloca também diante de carros nacionais como Kadett GSi, Escort XR3, Tempra 16V, Logus GLS ou Vectra, de categorias diferentes.
Seu motor de 1.500 cc tem 101 cv, potência alta para a cilindrada. A força do motor é bem distribuída em todas as faixas de rotação.
É possível guiar o Paseo agradavelmente em baixas velocidades, justificando o seu nome. É mesmo bem gostoso para um passeio.
Até quem se deixar inspirar pelo visual arrojado do cupê e lançar-se a altas acelerações não ficará totalmente decepcionado. Mesmo sem agressividade radical, o motor 1.5 do Paseo vai longe.
Dá para esticar o contagiros até quase 7.000 rotações por minuto (rpm). Parece que o carro não pára mais de subir de giro.
A elasticidade do motor vem da tecnologia empregada. O Paseo traz 16 válvulas (quatro por cilindro), injeção multiponto (um bico por cilindro) e ignição digital.
O Paseo tem dois lugares na frente e espaço para duas crianças atrás (concepção 2+2).
Apesar do acabamento destituído de luxo, oferece bom nível de acessórios, como teto solar manual, ar-condicionado, toca-fitas e até opção de câmbio automático.
A estabilidade do pequeno modelo (mede 4,14 m, 1 cm a menos que um Fusca) é irretocável.
As suspensões, apesar do bom comportamento em curvas, têm curso curto demais. Batem no fundo em buracos mais violentos.
O câmbio é bastante rápido, com engates precisos e macios. É um dos pontos altos do modelo.
A direção hidráulica é macia em manobras e ágil em velocidades mais elevadas, sem perder a firmeza nas estradas.

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