São Paulo, terça-feira, 5 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Performance de modelos nus é censurada no Rio

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

A direção da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema (zona sul do Rio), censurou a performance que um casal de modelos nus faria ontem, em frente à casa, para divulgar um curso de desenho artístico.
"É uma loucura, estamos regredindo no tempo", disse o diretor de cena do espetáculo, Kiko Limma, ao comentar a decisão da diretora-geral da casa, Beatriz Veiga.
Esta é a segunda censura pública promovida por Veiga, que dirige uma instituição do governo estadual. Em 93, proibiu o festival de filmes "Mix Brasil", com tema homossexual.
Com a censura, o artista plástico Gianguido Bonfanti, 45, teve que transferir a performance –que aconteceria ao ar livre– para uma pequena sala.
Responsável pelo curso de desenho, ele não quis comentar a censura, afirmando que houve "um problema interno". Veiga não foi encontrada.
Na hora da performance –em que os modelos Roberto De Biase, 29, e Silvana de Oliveira, 31, dançam nus o espetáculo "Cenas Mitológicas"– apareceu outra diretora da casa.
No meio do espetáculo, a diretora dos cursos de artes, Felisbina Assumpção Santos, levantou-se e, indignada, falou com Bonfanti: "Não pode. Você já ouviu minha posição."
Ela ameaçou inclusive cancelar o curso, se a performance fosse realizada novamente. Na saída, negou à Folha qualquer censura e não quis dizer seu nome.
A atriz e modelo Silvana Oliveira se disse surpresa. Segundo ela, Veiga alegou que haveria tumulto com a performance em público.
"Explicar o caráter artístico disso para uma pessoas mais velha é muito difícil."

Texto Anterior: Rio será sede de congresso mundial de homossexuais
Próximo Texto: Acidente faz moto pegar fogo e deixa um ferido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.