São Paulo, terça-feira, 5 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo errou na distribuição

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Itamar Franco disse ontem que o governo errou na na primeira distribuição de moedas. "Realmente, houve uma falha. Estamos tentando corrigir".
Segundo o presidente do Banco do Brasil, Alcir Calliari, o governo distribuiu inicialmente três mil toneladas de reais, das quais duas mil eram moedas (o restante eram cédulas).
O volume foi insuficiente para garantir trocos em centavos. Segundo Calliari, a falta da moeda é generalizada, mas está mais grave em São Paulo. Ele disse que o governo liberou ontem outras 800 toneladas de moedas.
Calliari informou que a primeira distribuição privilegiou empresas de ônibus e de metrô, onde a necessidade de centavos para trocos seria maior.
Segundo Itamar, o ministro Rubens Ricupero (Fazenda) já explicou a ele este erro na estimativa do volume inicial necessário.
O presidente do BB disse que o dimensionamento preliminar subestimou a quantidade de moedas de um e cinco centavos.
Anteontem, Ricupero informou que pretende discutir com o BC um novo modelo para as moedas, pois avalia que elas são muito parecidas.'
Até ontem o BC não havia determinado nenhuma alteração na padronagem das moedas do real.'

Texto Anterior: Bancos trocam R$ 512 milhões
Próximo Texto: BC recebe 66% do pedido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.