São Paulo, terça-feira, 5 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Expulsão de Leonardo pode forçar Parreira a mudar esquema de jogo

DA REDAÇÃO

O lateral Leonardo está praticamente fora do Mundial. Ontem, ele deu uma cotovelada no meia Tab Ramos e foi expulso. Sua saída obriga Parreira a mudar o time.
A orientação da Fifa é suspender por pelo menos dois jogos qualquer jogador punido com o cartão vermelho sem ter sido advertido antes com o amarelo.
Essa orientação foi aplicada rigorosamente até agora. O mesmo deve ocorrer com Leonardo.
O boliviano Etcheverry e o espanhol Nadal foram expulsos sem ter recebido o cartão amarelo. Nos dois casos, as infrações que resultaram na expulsão não foram tão violentas como a de Leonardo.
A saída do lateral, titular nas quatro partidas do Brasil, diminui as alternativas de Parreira no meio-campo e pode forçar uma mudança no esquema de jogo.
Exemplo: a entrada de Branco no lugar de Zinho com a passagem de Leonardo para o meio, treinada anteontem, foi inviabilizada.
Para manter o esquema utilizado até agora, o treinador tem três alternativas. Uma delas foi testada ontem: a entrada de Cafu.
As outras duas são a troca simples por Branco, reserva imediato de Leonardo, ou por Mazinho, que ontem jogou no meio-campo.
Com Branco, Parreira manteria as mesmas opções para as duas vagas ofensivas no meio-campo que utilizou até agora: Zinho, Raí, Mazinho e Paulo Sérgio.
A entrada de Mazinho obrigaria o treinador a abrir mão justamente da alternativa que foi utilizada ontem contra os Estados Unidos.
A opção por Cafu mantém o poder ofensivo do time. Ele está em boa forma física e pode desempenhar a mesma função de Leonardo.
A desvantagem é a troca de lado. Apesar de já ter jogado na esquerda, inclusive na seleção, Cafu está mais acostumado a jogar pelo lado direito do campo.
Com Branco na lateral, a vantagem seria sua melhor adaptação à posição. A desvantagem, a perda de poder ofensivo. Branco não está em sua melhor forma e não chega à linha de fundo com velocidade.

Texto Anterior: Brasil leva susto, vence EUA no sufoco e vai enfrentar a Holanda
Próximo Texto: LANCE A LANCE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.