São Paulo, sábado, 9 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confederação italiana quer cancelar o GP

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
DO ENVIADO A SILVERSTONE

Um comunicado transmitido por fax causou estranheza em Silverstone. No anúncio, o presidente da Confederação Italiana de Autombilismo pedia o cancelamento do GP da Itália, a ser disputado no dia 11 de setembro, no circuito de Monza.
O motivo, falta de segurança na pista. Os dirigentes italianos não querem se arriscar a outra tragédia, como a que aconteceu em Ímola, no GP de San Marino. Naquele fim-de-semana morreram Ayrton Senna e Roland Ratzenbeger.
O inquérito do caso ainda se desenvolve, apesar da corrida ter acontecido em 1º de maio. E são coisas deste tipo que afugentam os dirigentes.
A notícia repercutiu mal na Benetton, que apesar de ser uma equipe baseada na Inglaterra, é de propriedade do grupo italiano de mesmo nome. Seu diretor, Flavio Briatore, afirmou à Folha que "corridas como Mônaco e Monza não podem ser retiradas sem mais nem menos no calendário".
"É uma prova muito tradicional. O que eles precisam fazer são modificações no circuito, como foram feitas em Magny-Cours e em Silverstone", afirmou Briatore.
"Além disso, só existe resistência desses dirigentes. As equipes, os pilotos e a FIA querem fazer a corrida", completou.
Jean Alesi, piloto da Ferrari, comentou que "seria um desastre" não correr em Monza. O francês lembrou do fanatismo dos torcedores italianos que ficariam enfurecidos se isso acontecesse.
É certo, segundo Briatore, que a Benetton e a Ferrari (pelo menos ele espera) farão um lobby contra a vontade de sua federação.
Mas como ele mesmo afirmou, a questão é mais política do que financeira e a corrida deve ser disputada. Em Silverstone, a FIA não comentou o anúncio da confederação italiana.

Texto Anterior: TUDO SOBRE O GP DA INGLATERRA DE F-1
Próximo Texto: CICLISMO; MOTORES; SURFE; MODELISMO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.