São Paulo, sábado, 9 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parreira ignora uma opção mais inteligente

ALBERTO HELENA JR.
EM LOS GATOS

Seria uma sábia decisão. Afinal, com a entrada de Branco, que não joga há muito tempo, seria ajuizado dar-lhe um apoio especial. Como Mazinho foi, durante a maior parte de sua carreira, lateral-esquerdo, seria o jogador indicado para tanto. Encostaria ali, ajudaria o meio-campo a fechar o setor e sairia tabelando e trocando de posição com Branco. Uma alternativa inteligente.
Além do mais, com Mazinho pela esquerda, jogaríamos com três volantes, o que, teoricamente, dá mais liberdade aos laterais para atacar e segurança para a defesa, na hora de enfrentar os três atacantes holandeses: Overmars, Bergkamp e Van Vossen. Sim, porque eles jogam com três atacantes, dois pontas abertos e um centroavante, o que permite a Raijkaard e De Jong chegarem batendo pelo meio. Parreira, devoto à segurança, estaria acendendo uma vela ao seu ícone.
Ao mesmo tempo, teríamos também três atacantes para contragolpear: Bebeto, Romário e Raí, este, supostamente, mais livre de marcação, o que deveria facilitar sua recuperação. Mas, ainda que Raí caísse na depressão costumeira, o técnico teria ao seu lado, no banco, uma alternativa que revigoraria esse setor e deixaria perplexos os inimigos: Cafu, é claro, disparando pela direita, com Jorginho, mudaria a cara do jogo, se necessário.
Mas, não. Parreira, em nome da segurança, que sugere não mexer muito no time, coloca-nos em risco diante destes holandeses, que, afinal, nem de longe lembram aqueles de Cruyff e Cia.
Mazinho, no lugar de Raí, diante dos americanos, não deu certo, pois falta-lhe exatamente agressividade para compor o ataque. Ainda por cima, com Zinho emperrando o jogo pela esquerda, nosso poder de fogo vai continuar dependendo exclusivamente de uma inspiração do inspiradíssimo Romário.

Texto Anterior: O DESEMPENHO DA SELEÇÃO DE PARREIRA
Próximo Texto: Zinho vence duelo com Raí e fica no time
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.