São Paulo, sábado, 9 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iêmen oferece anistia aos separatistas do sul

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo do presidente Ali Abdulla Saleh consolidou seu controle sobre o sul do Iêmen e ofereceu anistia irrestrita aos líderes da rebelião que derrotou anteontem.
O premiê interino, Mohammad Said al Attar, enviou carta ao secretário-geral da ONU, Boutros Boutros-Ghali, prometendo suspender "imediata e permanentemente" todas as operações militares e anunciando a anistia.
Em Áden, a capital dos separatistas sul-iemenitas, a ONU apelou por ajuda internacional na forma de alimentos, água potável e medicamentos. A população da cidade cresceu para 500 mil pessoas após o início dos combates, em maio.
O conflito opôs as forças leais a Saleh a tropas sul-iemenitas lideradas pelo socialista Ali Salem al Baidh. Em 1990, os dois líderes conduziram a reunificação do país.
Num sintoma de que Saleh vai impor ao sul o conservadorismo islâmico que prevalece no norte, os soldados que ocuparam Áden na quinta-feira incendiaram ontem uma fábrica de cerveja. O consumo de bebidas alcoólicas é proibido pelas leis religiosas.

Texto Anterior: Protestos fazem premiê chinês cortar viagem
Próximo Texto: Golpista acusa Mikhail Gorbatchov; Há menos pobres, afirma Menem; Senado alemão veta restrições ao aborto; Explosão mata 4 em refinaria na Rússia; Espanha aprova extradição de nazista; Absolvida chilena que queimou casa; Morre protagonista da série "Chaparral"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.