São Paulo, segunda-feira, 11 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

1ª previsão foi para 1914

CLAUDIO JULIO TOGNOLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Neste século, a primeira seita a prever o fim do mundo foi a das Testemunhas de Jeová. Marcaram o ano do juízo final para 1914.
Em seguida, vieram novas previsões para os anos de 1915, 1918 e 1925.
Os fiéis foram convidados a darem todos os seus bens para que deles pudessem viver, na Terra, aos patriarcas que viriam direto do céu para San Diego, na Califórnia. Eram eles David, Abraão, Isaac e Jacó.
Para eles foi construída uma mansão e a cada um dado um Cadillac. Como não vieram, foram marcadas outras datas para suas voltas: 1939, 1941 e 1975, ano apontado como o mais forte candidato, em toda história, à vinda do Armaggedon.
"Agora dizem que os patriarcas voltarão em 94 porque é o ano em que a geração da primeira previsão fará 80 anos", diz o pesquisador Joaquim de Andrade.
Hoje, no Brasil, a tradição das Testemunhas de Jeová se espalhou e qualquer justificativa pode ser usada como sinal do fim do mundo.
A Missão Taberá, por exemplo, sustenta que o sistema de leitura ótica UPC, ou código de barras, é a autêntica "marca da besta".
Num folheto distribuído na praça da Sé escreveram que "o UPC é emoldurado por três números seis que marcam o início, o ponto de verificação central e o fim".
Sustentam que os EUA e a Europa pretendem fazer um supercomputador chamado "A Besta" para marcar o código no corpo das pessoas, em substituição aos cartões de crédito.
E alertam no folheto: "Por favor, não recebam a marca 666. Ela é uma passagem para o inferno".
Os EUA também são apontados como reino da "besta" porque o ex-presidente Ronald Wilson Reagan tem seis letras em cada um de seus nomes. Mais: os anticristos teriam nascido nos EUA devido às missões espaciais Apollo.
Tudo isso porque: Apollo tem seis letras; os três primeiros astronautas da missão (Lovell, Anders e Borman) tinham seis letras no nome; seis canais de televisão cobriram a primeira missão Apollo; a viagem à Lua durou seis dias; a altura da cabine era de 66 pés; a Apollo pesava 6 milhões de libras; sua velocidade era de seis milhas por segundo. (CJT)

Texto Anterior: 35 milhões esperam o dia do apocalipse
Próximo Texto: Americanos acreditam na cura da Aids e do câncer mas não na da gripe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.