São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SBPC espera presidenciáveis em Vitória

HELIO GUROVITZ
<HD>ENVIADO ESPECIAL A VITÓRIA (ES)

"Ética na Consolidação da Democracia" é o tema da 46ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que começa hoje em Vitória (ES).
Com cerca de 3.700 participantes inscritos, a reunião deve esquentar logo de saída por causa da final da Copa do Mundo, mas o barulho promete mesmo ser em torno da sucessão presidencial.
O presidente da SBPC, Aziz Ab'Saber, enviou convite a todos os candidatos à Presidência para que todos compareçam às mesa de debates da reunião.
Segundo ele, o candidado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é esperado amanhã. Fernando Henrique Cardoso (PSDB) deve comparecer na quinta-feira.
Diferentes visões de como trazer recursos para a tecnologia devem ser oferecidas aos participantes.
Os investimentos no setor são inferiores a 0,7% do PIB (Produto Interno Bruto, ou tudo o que o país produz em mercadorias e serviços durante o ano). Na Europa, EUA e Japão, esse número chega a 3%.
Segundo estudos encomendados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, fazer as indústrias brasileiras investirem em pesquisa pode ser a solução para o impulso tecnológico do país.
Mas as relações entre industriais e acadêmicos sempre foram tensas. "Foram eles (os grandes empresários) que financiaram a ditadura", afirma Ab'Saber.
Mesmo assim, ele reconhece ser impossível ignorar a força do setor produtivo.
Outro produto debatido em Vitória será o impacto dos avanços em genética e reprodução humana. Há debates programados sobre biotecnologia e sobre a lei de patentes que tramita no Congresso.
A questão das patentes também revela a distância entre as posturas dos cientistas e dos industriais.
Pelo projeto de lei, seria proibidopatentear todos os seres vivos, exceto microorganismos usados em algum processo industrial.
Embora Ab'Saber diga que o uso industrial dos microorganismos é fundamental para a produção de remédios , afirma que a SBPC é contrária à patente industrial em nível internacional.
"A diferená de infra-estrutura entre os laboratórios de Genebra, da Alemanha ou da França torna a competição com eles completamente absurda", diz
Mas a SBPC também é um bazar onde são oferecidos os mais variados trabalhos de pesquisa científica.
Um compêndio de quase mil páginas traz um resumo de todas as comunicações orais que serão feitas durante a reunião.
Para o leigo, temas como "estudo qualitativo de teorias de Kaluza-Klein"ou "causalidades e estruturas de espaço-tempo em eletrodinâmica clássica" não soam o programa mais atarente do mundo.

Texto Anterior: Artilheiro diz que prefere o petista
Próximo Texto: Saúde de Mussum é melhor após 2ª cirurgia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.