São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIVALIDADE ENTRE EMPRESAS DO RAMO

Disputar mercados é vocação do empreendedor. Mas observar como ocorre a concorrência –de preços, na publicidade, introdução de produtos/serviços diferenciados etc.– no setor escolhido é essencial.
A concorrência não pode se transformar em rivalidade. Na guerra de mercado, retaliações prejudicam a rentabilidade do setor.

ESQUENTA A CONCORRÊNCIA
. Estagnação ou lento crescimento do setor significa entrar no negócio com a perda de mercado de empresas já estabelecidas.
. Concorrentes ou empresas com o mesmo perfil geram concorrência.
. Custos fixos altos geram tentativas de baixar o nível de ociosidade da empresa com maior produção, diminuindo o retorno.
. Importância do produto/serviço para o cliente. Se é de primeira necessidade, a tendência é ele optar por preços mais baixos.
. Empresas continuam no mercado pelas dificuldades de se desfazer de equipamentos ou instalações.

Texto Anterior: A - É necessário produzir em larga escala para entrar no negócio
Próximo Texto: A - Existe grande número de concorrentes, com relativo equilíbrio em termos de tamanho e recursos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.