São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994 |
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RIVALIDADE ENTRE EMPRESAS DO RAMO Disputar mercados é vocação do empreendedor. Mas observar como ocorre a concorrência –de preços, na publicidade, introdução de produtos/serviços diferenciados etc.– no setor escolhido é essencial. A concorrência não pode se transformar em rivalidade. Na guerra de mercado, retaliações prejudicam a rentabilidade do setor. ESQUENTA A CONCORRÊNCIA . Estagnação ou lento crescimento do setor significa entrar no negócio com a perda de mercado de empresas já estabelecidas. . Concorrentes ou empresas com o mesmo perfil geram concorrência. . Custos fixos altos geram tentativas de baixar o nível de ociosidade da empresa com maior produção, diminuindo o retorno. . Importância do produto/serviço para o cliente. Se é de primeira necessidade, a tendência é ele optar por preços mais baixos. . Empresas continuam no mercado pelas dificuldades de se desfazer de equipamentos ou instalações. Texto Anterior: A - É necessário produzir em larga escala para entrar no negócio Próximo Texto: A - Existe grande número de concorrentes, com relativo equilíbrio em termos de tamanho e recursos Índice |
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