São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Transamazônica vira símbolo de governo; Morre o ex-presidente da França Charles De Gaulle; Tratado proíbe posse de armas nucleares; Sequestradores trocam diplomatas por presos; Cônsul brasileiro sofre sequestro no Uruguai; Loteria Esportiva é lançada no Rio de Janeiro

Transamazônica vira símbolo de governo
Em junho de 1970, o presidente Emílio Garrastazu Médici (foto) aprova a construção da rodovia Transamazônica, com mais de 5.000 quilômetros de extensão, entre as cidade de Estreito, no norte de Goiás, e Humaitá, no sul do Amazonas. Desde o anúncio de sua construção, feito solenemente por Médici em cadeia nacional de televisão, a rodovia transformou-se em símbolo e meta-síntese de seu governo.

Morre o ex-presidente da França Charles De Gaulle
Após reinar como monarca presidencial de 58 a 69, o ex-presidente francês Charles De Gaulle morre em 9 de novembro de 70.

Tratado proíbe posse de armas nucleares
Entra em vigor o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares que, entre outros itens, proíbe a posse de armas atômicas pelos países militarmente não-nucleares, mas permite que estes se utilizem da energia nuclear para fins pacíficos. Assinado por 99 países em 1968, o tratado acaba ratificado por apenas 43, dentre os quais EUA e União Soviética. O Brasil não assina, declarando razões de soberania nacional.

Sequestradores trocam diplomatas por presos
Diplomatas estrangeiros são sequestrados para posterior negociação da liberdade de presos políticos. Em São Paulo, o sequestro do cônsul japonês Nobuo Okuchi permite a libertação de cinco presos. No Rio, mais de cem pessoas são soltas com os sequestros do embaixador da República Federal da Alemanha, Ehrenfried Von Holleben, e do embaixador da Suíça, Giovanni Bucher.

Cônsul brasileiro sofre sequestro no Uruguai
O cônsul brasileiro no Uruguai, Aluísio Dias Gomide (foto), foi sequestrado em julho de 1970 pelos "Tupamaros" e libertado somente em fevereiro de 1971. Seu companheiro de cativeiro, o americano Dan Mitrione, seria morto pelos sequestradores, sob a acusação de instruir as polícias uruguaia e brasileira na tortura aos presos políticos. O episódio virou tema de "Estado de Sítio", filme de Costa Gravas.

Loteria Esportiva é lançada no Rio de Janeiro
Em 19 de abril de 1970 era lançada a Loteria Esportiva. No início, o jogo foi implantado somente no Rio de Janeiro. No oitavo teste, cerca de um quarto da população carioca apostou na loteria.

Texto Anterior: BANANA BANANA
Próximo Texto: 'Virgens de final' acreditam em Parreira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.