São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adrenalina é 'adversário' para cardíacos

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um hormônio, a adrenalina, vai ser o segundo maior adversário na final da Copa para parte dos brasileiros: os cardíacos.
A adrenalina é liberada pelo organismo em situações de grande tensão ou emoção, boas ou más.
Segundo o cardiologista Luiz Fernando Leite Tanajura, 34, do Instituto Dante Pazzanese, a adrenalina provoca aumento da pressão arterial, da frequência cardíaca –a taquicardia– e uma exacerbação da coagulação do sangue.
Esses três efeitos podem provocar angina (dores no peito) e até infarto. Os mais propensos são os assintomáticos, que têm doenças cardíacas e não sabem.
Mas quem tem ou teve problemas no coração e está em tratamento médico pode ficar tranquilo na hora do jogo, diz Tanajura.
Entretanto, ele recomenda que os torcedores, especialmente os mais fanáticos, evitem álcool e cigarro (veja texto abaixo).
O encarregado Gabriel Sorechio, 55, paciente de Tanajura, "escapou" da orientação médica e fumou um cigarro na semifinal contra a Suécia.
"Fico muito nervoso. Fui para cama e disse para a mulher me chamar só quando saísse o gol."
Ele sofreu uma angioplastia –desentupimento de artéria do coração– em abril do ano passado e hoje faz exames regulares.
Para a final, Sorechio –que é filho de italianos– promete não fumar e ficar em casa com a família, torcendo pela vitória brasileira.
O investigador Walter Sernaitto, 62, que já foi operado e fez angioplastia, diz que está "ansioso". "Afinal, agora é tetra", diz.
Sernaitto é ex-goleiro da Prudentina, time de futebol de Presidente Prudente (SP) e diz que vai "se concentrar" para a final.
O guia Antônio Martins Filho, 40, não vai se separar de suas aspirinas durante o jogo. O remédio previne coagulações nos vasos, segundo Tanajura.

Texto Anterior: Vera Fischer era a mais bonita do Brasil; Rio tem 1ª tentativa de sequestro de avião; Dom Paulo Evaristo Arns assume arquidiocese; Chile tenta implantar sociedade socialista; Janis Joplin morre por excesso de drogas; Emerson Fittipaldi faz estréia na Fórmula 1
Próximo Texto: Mãe de búlgaro ficou internada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.