São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médicos recomendam extravasar

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Extravasar é a principal recomendação para os cardíacos durante a final da Copa, segundo o o cardiologista do Hospital do Coração Enilton Tabosa do Egito, 44.
Ele diz que o perfil psicológico do cardíaco é ser fechado e não manifestar a tensão. "Aquele que explode, expressa a alegria, promove um alívio para todo o sistema cardiovascular", afirma.
Outros cuidados que devem ser tomados para evitar problemas cardíacos são com respeito à alimentação, bebida e fumo.
"Não comer comidas pesadas antes do jogo, evitar bebida e não fumar ajudam bastante", diz.
O cardiologista Luiz Fernando Leite Tanajura, 34, recomenda que a bebida deve ser esquecida principalmente por quem toma remédios para controlar a pressão arterial.
Na opinião de Tanajura, apenas quem está se recuperando de infartos recentes –menos de um mês– não deve assistir ao jogo.
Torcedores muito fanáticos podem usar um sedativo leve na hora da final. "Mas sempre com prescrição médica", aconselha Tanajura.
Já o cardiologista Enilton Egito afirma que os folclóricos calmantes como chá de camomila, suco de maracujá e água com açúcar não resolvem. "Para acalmar de verdade, só tirando o Parreira", brinca.
(PD)

Texto Anterior: Mãe de búlgaro ficou internada
Próximo Texto: Topo Gigio liderava audiência na TV; Beto Rockfeller muda telenovela; Escritor japonês comete o haraquiri; Rita Lee diz que a política está errada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.