São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

E-MAIL

E-MAIL
Da Redação
O

DA REDAÇÃO

O E-mail, ou correio eletrônico, é o recurso mais usado da Internet. O único requisito para se alcançar alguém através dele é que a pessoa tenha um endereço, que é algo assim: jsilva@.cat.com. A primeira parte, antes do "@" (arroba), é o nome do usuário. A segunda palavra é o "nome" do computador.
A sigla "com" identifica o "domínio" –quando a Internet ficou muito vasta, foi dividida em: gov, mil, edu, com, org e net ("governamental", "militar", "educacional", "comunicação", "organização não-lucrativa" e "rede").
Os nós fora dos EUA são identificados pelo nome do país (br para Brasil, fr para França etc). Complicadinho, não? Só que não precisa saber tudo isso para enviar a mensagem. É só copiar o endereço, em minúsculas.
A Usenet é um desdobramento do correio eletrônico. Reúne "grupos de discussão" sobre qualquer tema, como soc.brasil (sociedade brasileira) e alt.sex.bondage (emprego sexual de algemas e similares). Uma central repassa todas as mensagens aos inscritos.
O "IRCchat" (Internet Relay Chat) tem pouca utilidade, mas é absurdamente divertido. Os usuários criam canais ("futebol", "gay" etc) e "conversem" em tempo real. Ninguém usa seu nome no IRC, só apelidos –os mais alucinados. Dez ou mais chegam a se reunir num canal. Cuidado: o IRC vicia.

Texto Anterior: COMO ACESSAR
Próximo Texto: NETIQUETA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.