São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
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Como montar uma serralharia?

Paulo Roberto Nascimento, Curitiba, PR

Uma serralharia pode ser um excelente negócio. Sua área de atuação é ampla e diversificada, e o investimento inicial é relativamente baixo.
Antes de entrar no ramo investigue o que os consumidores estão precisando em termos de produtos de uma serralharia.
Isso irá indicar que linha de fabricação você irá desenvolver e quais os materiais a serem utilizados. Elabore um plano de negócios para saber quanto irá custar o empreendimento.
Os equipamentos necessários são máquina policorte completa com motor, máquina de solda, furadeira de bancada elétrica, furadeiras manuais com acessórios, lixadeira de alta rotação, compressor, bancadas, mesas, armários e ferramentas.
Deve-se programar quantos empregados serão contratados e quais os salários que serão pagos; quantidade e custo das matérias-primas necessárias para fazer determinado lote de produtos; e finalmente, por quanto será vendida cada peça.
Se você for produzir, em média, cem peças mensais, entre portas, janelas, basculantes e grades, feitas de ferro, deverá gastar entre US$ 10 mil a US$ 20 mil em equipamentos.
Os custos mensais de uma serralharia são compostos assim: 50% de mão-de-obra (para pagamento de salários e encargos sociais dos serralheiros e ajudantes); 40% de matéria-prima (para aquisição de chapas dobradas, dobradiças, eletrodos, tíner, zarcão, discos de corte, puxador, rolamentos, alavancas, baguetes, parafusos, cantos, arrebites, arruelas etc); 10% de custos de administração (para pagar o aluguel e encargos, honorários do contador, despesas gerais de escritório, taxas de água, luz e telefone).
Nesse tipo de empreendimento o lucro operacional varia de 20% –se a carteira de encomendas equivaler a 15 dias de trabalho por mês– a 50% –se o empreendedor fechar encomendas para 30 dias.
O investimento retorna em 18 meses. A grande dificuldade é a escassez de mão-de-obra especializada.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

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