São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sebrae incentiva parceria entre pequenos e estatais

ROBERTA JOVCHELEVICH
DA REPORTAGEM LOCAL

O Projeto de Compras Governamentais foi criado pelo Sebrae SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) para incentivar parcerias entre pequenas empresas e estatais.
"De forma global, a administração pública é a maior compradora individual de bens e serviços do país", diz Valfredo Fonseca Sales, 32, coordenador do projeto.
O objetivo do Sebrae é propiciar condições que permitam às micro e pequenas empresas aumentar a venda de produtos e serviços aos órgão públicos.
Segundo Sales, essa participação ainda é muito pequena. "Apenas 5% do que é comprado pelas estatais provêm de micro e pequenas empresas."
Através de um banco de dados, segmentado por produtos e serviços, o Sebrae atua junto às empresas governamentais, indicando fornecedores.
Além dos preços competitivos, a entidade procura destacar a importância em comprar de pequenas e micro empresas na geração de mais empregos.
Atualmente, o banco de dados de fornecedores do Sebrae tem 1.700 empresas cadastradas.
As secretarias municipais de Educação, Administração e Esportes, o Hospital do Servidor Público Municipal e a Prefeitura de Diadema são alguns dos órgãos que enviaram processos de licitação ao Sebrae.
Uma das razões do desenvolvimento do projeto, de acordo com Sales, foi a constatação da resistência de muitos empresários em participar de licitações.
O motivo seria a dificuldade encontrada por eles em retirar as certidões negativas obrigatórias dos tributos federais, estaduais e municipais.
A realização de palestras esclarecedoras sobre o tema foi uma das saídas encontradas. O objetivo do Sebrae é estimular os empresários a se cadastrarem diretamente nas estatais.
As palestras são gratuitas e abertas a todos os interessados. Para este mês, estão programadas duas conferências nos dias 26 e 28, a partir das 10h, no auditório do Sebrae.
Na primeira, Deoni Bressan, chefe da divisão de arrecadação de tributos da Receita Federal, vai falar sobre os procedimentos e cuidados que se deve ter para recolher os tributos em dia.
No dia 28, Sergio Moreira dos Santos, gerente de núcleo da Caixa Econômica Federal, explica como retirar a certidão negativa do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
O Sebrae também está elaborando um curso, ainda sem previsão de início, para ensinar os trâmites de uma licitação.
(RJ)

ONDE ENCONTRAR
Sebrae SP - rua José Getúlio, 89; tel. (011) 279-6877/r. 433.

Texto Anterior: CEF contrata fábrica de móveis
Próximo Texto: Fenasoft tem ofertas para pequenas empresas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.