São Paulo, terça-feira, 19 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enterro de Kim Il-sung é hoje em Pyongyang

TERRY MCCARTHY
DO "THE INDEPENDENT", EM SEUL

O corpo de Kim Il-sung, o ditador que governou a Coréia do Norte por 46 anos, será carregado hoje em desfile triunfal pelas ruas de Pyongyang, num esforço do regime para extrair a última gota de propaganda de sua morte.
Na Coréia do Sul, o primeiro-ministro Lee Young-dug criticou Kim Il-sung, atribuindo a ele a culpa pela Guerra da Coréia (1950-53) e pela divisão da península coreana. Foi a primeira manifestação desse tipo desde a morte de Kim, aos 82, no dia 8.
Desrespeitando as advertências de seu governo, estudantes sul-coreanos prometeram usar braçadeiras pretas hoje e manifestar publicamente seu luto por Kim Il-sung.
Seul anunciou que vai trazer a público documentos entregues pelo presidente russo, Boris Ieltsin, ao presidente Kim Young-sam, que comprovam que o líder norte-coreano planejou a invasão da Coréia do Sul em 1950 com bastante antecedência e chegou a buscar a aprovação de Stálin.
A Coréia do Norte alega que foi o Sul quem desencadeou a guerra, que deixou 2,5 milhões de mortos.

Texto Anterior: SP reforça segurança em entidades judaicas
Próximo Texto: Israel e Jordânia iniciam diálogo inédito na fronteira entre os países
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.