São Paulo, quarta-feira, 20 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista recusa participação em debate na TV

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recusou-se a participar do primeiro debate com candidatos a ser transmitido pela televisão.
O debate, marcado para o dia 25, é organizado pela Associação Comercial do Rio de Janeiro e será transmitido ao vivo pela TV Manchete a partir das 22h30.
Lula não mandou representante à reunião preparatória para o debate, realizada anteontem. Sua assessoria enviou ontem um fax à Associação Comercial informando que ele não comparecerá.
"Acho lamentável que Lula não possa comparecer. Sua atitude repete a de Fernando Collor, que não ia aos debates", disse o presidente da associação, Humberto Mota.
O assessor de gabinete de Mota, Humberto Donadi, disse que recebeu há 15 dias um telefonema da assessoria de Lula informando que, de acordo com as normas do comitê de campanha, ele só participaria de debates transmitidos em cadeia, por todas as emissoras.
Outros cinco candidatos já confirmaram participação: Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Leonel Brizola (PDT), Orestes Quércia (PMDB), Esperidião Amin (PPR) e Flávio Rocha (PL). Três candidatos não foram convidados: Enéas (Prona), Almirante Fortuna (PSC) e Walter Queiroz (PRN).
A lei 8.713, que regula as eleições deste ano, proíbe que candidatos a cargos majoritários sejam excluídos de debates transmitidos por emissoras de radiodifusão.
O artigo 71 da lei assegura a participação de todos os candidatos, num bloco único ou em grupos definidos por sorteio.
Mota disse que os outros candidatos serão convidados depois.
Hélio Codeceira, assessor de Enéas (Prona), disse que enviou fax à Associação exigindo que Enéas participe do debate.

Texto Anterior: Lula decide intensificar críticas ao Real
Próximo Texto: Lula pede punição da Record
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.