São Paulo, quinta-feira, 21 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'País tem dentistas demais', diz pesquisadora

LUIZ MALAVOLTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

A presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisas Odontológicas, Maria Fidela Navarro, diz que o país tem "dentistas demais".
Segundo ela, as faculdades formam por ano 15 mil novos profissionais. Hoje, em todo o Brasil, existem 120 mil dentistas.
"O Brasil não precisa de mais dentistas. Precisa de uma política voltada para a saúde bucal da população", afirmou.
Maria Fidela disse que é chegado o momento de revisar o modelo de formação de profissionais e funcionamento das faculdades de odontologia no país.
Segundo ela, a OMS (Organização Mundial de Saúde) estabeleceu como "ideal" para o ano 2000 o índice de três dentes cariados em crianças de até 12 anos no Brasil. Hoje, o índice no país é de 6,7.
Ela disse que, para se atingir esse índice, será preciso realizar uma intensa campanha de orientação da população.
Além disso, a fluoretação da água servida à população deve ser expandida. O flúor é um elemento químico que reduz o índice de cáries.
Outros países
O mesmo problema do alto índice da cáries que atinge o Brasil também ocorre em países de Primeiro Mundo como Japão e França, segundo Maria Fidela.
Os últimos relatórios da Associação Internacional de Pesquisas Odontológicas indicam que o francês chega aos 12 anos de idade com 4,2 dentes cariados e o japonês, com 5,9.
Segundo Maria Fidela, que também é pesquisadora da USP (Universidade de São Paulo), Japão e França têm alto índice de cárie na população porque os dois países não adotaram a fluoretação da água.
"Eles convivem com o problema, mas terão de baixar esse índice, pois têm condições socioeconômicas para isso".
Nos Estados Unidos, o índice de cárie é de 2,6 dentes por criança de até 12 anos.
(LM)

Texto Anterior: Equipamento facilita atendimento a domicílio
Próximo Texto: Beijo é importante, diz dentista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.