São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OFEREÇA MAIS OPÇÕES

O menor nicho de mercado é composto de um indivíduo. No futuro, as organizações terão de se adaptar à tendência de dar opções aos clientes para que escolham características que gostariam de ter nos produtos/serviços que adquirem.
Já são muitas as opçoes padronizadas – ternos de vários tipos e tecidos, imóveis onde o comprador seleciona o estilo, o tamanho e a disposição dos cômodos; cosméticos de acordo com a cor da pele, tipo do cabelo e a cor dos olhos, e lanchonetes onde o cliente prepara seu sanduíche. O negócio é personalizar.

REGRAS FUNDAMENTAIS PARA A DIFERENÇIAÇÃO
O pequeno tem futuro
Arquive a idéia de que o maior é melhor. O futuro é das pequenas empresas.

Diferente não é diferenciado
Ofereça uma diferença que agregue valor ao produto/serviço. Se os clientes não perceberem esse valor, nao vale a pena ser só diferente.

Supere o padrão de referência
Acompanhe o que seus futuros concorrentes estao fazendo. Aprenda com os melhores e ouse ser superior.

Conquiste seu nicho de mercado
Agregue valores específicos para grupos específicos de clientes.

Identifique-se com os clientes
Comunique os benefícios específicos que terao ao adquirir seu produto/serviço.

Atenção para as mudanças
É preciso que os futuros empresários conheçam profundamente seus nichos de mercado e as mudanças que neles podem ocorrer. Como diz Alvin Tofler: "Capitalizar na onda é como deslizar numa prancha de surfe. Quem ficar na crista da onda, será bem sucedido. Quem alcançá-la cedo demais, será eliminado. Tarde demais, afundará lentamente".

Texto Anterior: ATUE NA FAIXA DE PREÇOS
Próximo Texto: Descubra processos e tarefas para "enxergar" seu negócio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.