São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994 |
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OFEREÇA MAIS OPÇÕES O menor nicho de mercado é composto de um indivíduo. No futuro, as organizações terão de se adaptar à tendência de dar opções aos clientes para que escolham características que gostariam de ter nos produtos/serviços que adquirem. Já são muitas as opçoes padronizadas – ternos de vários tipos e tecidos, imóveis onde o comprador seleciona o estilo, o tamanho e a disposição dos cômodos; cosméticos de acordo com a cor da pele, tipo do cabelo e a cor dos olhos, e lanchonetes onde o cliente prepara seu sanduíche. O negócio é personalizar. REGRAS FUNDAMENTAIS PARA A DIFERENÇIAÇÃO O pequeno tem futuro Arquive a idéia de que o maior é melhor. O futuro é das pequenas empresas. Diferente não é diferenciado Ofereça uma diferença que agregue valor ao produto/serviço. Se os clientes não perceberem esse valor, nao vale a pena ser só diferente. Supere o padrão de referência Acompanhe o que seus futuros concorrentes estao fazendo. Aprenda com os melhores e ouse ser superior. Conquiste seu nicho de mercado Agregue valores específicos para grupos específicos de clientes. Identifique-se com os clientes Comunique os benefícios específicos que terao ao adquirir seu produto/serviço. Atenção para as mudanças É preciso que os futuros empresários conheçam profundamente seus nichos de mercado e as mudanças que neles podem ocorrer. Como diz Alvin Tofler: "Capitalizar na onda é como deslizar numa prancha de surfe. Quem ficar na crista da onda, será bem sucedido. Quem alcançá-la cedo demais, será eliminado. Tarde demais, afundará lentamente". Texto Anterior: ATUE NA FAIXA DE PREÇOS Próximo Texto: Descubra processos e tarefas para "enxergar" seu negócio Índice |
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