São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A MISÉRIA MORA AO LADO

ANNETTE SCHWARTSMAN

"Quando você mora na periferia, não tem muita escolha. Acaba gostando daquela desgraça, pois sai de casa e tropeça em cadáveres". Com a frase, o roterista e escritor Bonassi justifica sua queda pelo abandono, a desolação, a sujeira, a humilhação e a violência – ingredientes básicos de seu romance "Subúrbio", recusado por quatro editoras e publicado pela Scritta em abril.
O livro é protagonizado por um casal de sexagenários sem filhos e sem assunto, que se aturam de forma monossilabica há anos. Seu infortúnio é narrado em um estilo precioso e sem paliativos, embora poético e rico em detalhes.
Bonassi tem 31 anos. É filho de um eletrotécnico e de uma dona-de-casa. Nasceu e viveu na Mooca até cinco anos atrás. Escapou de ser motorista de táxi por acaso, "Foi a universidade que me fez saltar de classe", diz.
Formado em cinema pela ECA, além de "Subúrbio" escreveu o romance "Céu de Estrelas", um livro de poesias, um de contos, quatro peças, três longa-metragens, 14 curtas e incontáveis roteiros de programas de TV – entre eles "Castelo Rá-Tim-Bum" e "Mundo da Lua", ambos da Cultura. No forno, tem um novo romance e um livro de contos – já vendidos para a sua atual editora –, dois longas, um curta e uma peça.
O escritor tem dois hábitos básicos. O primeiro é escrever em dupla. "Escrever diálogos sozinho é muito ruim". Seu parceiro mais constante é Victor Navas. "Em geral, cada um escolhe um ponto de vista e fica defendendo. Costuma dar certo."
O outro é reescrever – sempre. Ele acha que se os grandes escritores tivessem tido acesso ao computador, suas obras seriam melhores "Mão é para pegar, não para escrever", diz Bonassi.
– Annette Schwartsman.

Texto Anterior: O consenso de Jacarezinho
Próximo Texto: A FERA DA REFORMA CHIQUE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.