São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
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Veja dicas sobre o alinhamento

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Evitar subir em guias de calçada (meio-fio) e desviar de buracos são precauções que adiam o serviço de alinhamento das rodas.
Ricardo Moronho, 34, da Anhembi, especializada em alinhamento e balanceamento de rodas, recomenda que o alinhamento seja verificado a cada 5.000 km
Os principais sintomas de rodas desalinhadas são: carro puxando para um lado, cantando pneus nas curvas, desgaste irregular dos pneus e alto consumo de combustível, diz Moronho.
O desalinhamento das rodas faz com que o carro perca a estabilidade, além de provocar desgaste excessivo de pneus, da suspensão, consumo elevado de combustível.
Há dois tipos de alinhamento: ótico (sistema convencional) e computadorizado.
A Áppia, que fornece o serviço computadorizado, cobra R$ 15,00 para carros de passeio. A D.Paschoal cobra R$ 16,05 pelo alinhamento ótico de carros de passeio.
A Anhembi cobra R$ 30,00 para alinhar rodas de caminhonetes pelo sistema computadorizado.
Raul Meyer, 50, da Hoffmann, explica que o sistema computadorizado possui quatro sensores ele
trônicos que fazem as medições nas quatro rodas e nos dois eixos através de raios infravermelhos.
No vídeo do terminal aparece a comparação entre a medição e os dados originais, previamente gravados na memória do computador.
O aparelho vai ajustando as rodas até que os dados se equiparem à especificação original.
O sistema ótico (convencional), faz a medição das rodas dianteiras e traseiras em separado, sem tomar a relação entre os dois eixos.
Esse sistema possui dois sensores com lâmpadas. Fixos nas rodas, projetam dados num painel.
Meyer afirma que essa projeção tem maiores margens de tolerância que o sistema informatizado.

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