São Paulo, quinta-feira, 28 de julho de 1994
Próximo Texto | Índice

Novo âncora; Fazenda e Planalto; Prós e contras; Efeito colateral; Alvo real; Aviso aos candidatos; Carona; Meio esquecido; No posto

Novo âncora
Novo vice de Lula, Mercadante ocupará espaço nobre no horário eleitoral do PT para falar de economia –liberando o presidenciável para temas sociais. A expectativa do Planalto é que ele mantenha a linha de ataque ao real.

Fazenda e Planalto
Ao escolher Mercadante, o PT se preocupou em descobrir se havia algum impedimento legal para que o vice-presidente ocupe também um ministério. Não há.

Prós e contras
Adversários do PT avaliam que a exposição de Mercadante ao lado de Lula na TV já pressupõe a idéia de que o presidenciável não está preparado para falar de temas mais complicados, como economia. E que o vice seria o seu tutor.

Efeito colateral
A escolha de Mercadante como vice de Lula foi bem recebida no mercado financeiro. É visto como alguém conhecido que pode estar no Planalto. A arrecadação de fundos de campanha deve melhorar.

Alvo real
O governo manterá até o fim do ano as campanhas publicitárias do real. Diz-se no Planalto que a prioridade é estimular a população a ajudar o plano. Mas a motivação decisiva é a eleição presidencial.

Aviso aos candidatos
O BC produzirá milhares de cartazes incentivando os cidadãos a preservarem as cédulas. Uma das mensagens informará que escrever nelas é crime. O comitê de FHC, que andou autografando notas, deveria receber alguns cartazes.

Carona
Luiz Carlos Santos (PMDB-SP) vai fazer campanha pela reeleição em cima do real. "O líder do governo que aprovou o Plano Real", diz o slogan do deputado.

Meio esquecido
Técnicos da campanha contra a fome torcem para que a presença de Itamar ontem na reunião do Conselho de Segurança Alimentar ajude a recuperar o espaço que o tema perdeu na opinião pública.

No posto
Embaixador em Portugal, José Aparecido não pretende render Celso Amorim no Itamaraty. Itamar terá que achar outro nome para o ministério quando Amorim assumir a embaixada em Paris.

Próximo Texto: Conselho prévio; Cabo Canaveral; Pé atrás; Custo alto; Em pauta; Critério específico; Vão ouvir; Estatal; Última chance
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.