São Paulo, quinta-feira, 28 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contusão pode afastar Giovane

SÉRGIO KRASELIS
DO ENVIADO ESPECIAL A TURIM

O atacante Giovane, 23, pode ficar fora da fase semifinal da Liga Mundial Masculina de Vôlei.
Após o jogo contra a Itália na última terça-feira, Giovane deixou a quadra tranquilamente. Nos vestiários, começou a sentir fortes dores na coxa direita.
O médico da seleção, Sérgio Cortez, examinou o jogador ainda no vestiário e constatou uma contratura muscular, iniciando o tratamento.
"Ele só será liberado para a partida se estiver totalmente recuperado. Não quero correr nenhum risco", disse o técnico José Roberto Guimarães.
Ontem pela manhã, durante o treino realizado no Palácio dos Esportes de Turim, Giovane foi poupado. Só fez alongamento e depois tratou de recuperar a lesão com uma imersão na banheira.
O preparador físico Júlio Noronha, que supervisiona o trabalho de recuperação para tentar colocar Giovane em condições de disputar os jogos finais da Liga, atribui a contusão do jogador ao excesso de ácido lático.
"Um atleta, pelo esforço físico, produz ácido lático em grande quantidade. Este se aloja no organismo e se espalha pela musculatura, provocando cãibras", explica o preparador.
"Por isso, é necessário que Giovane seja poupado e repouse ao máximo", diz Noronha.
Na partida contra a Itália, Giovane perdeu cinco quilos. "Ele foi um dos mais exigidos, tanto no passe como na recepção. Por isso sentiu mais a parte física", disse Zé Roberto.
Outro que tamnbém perdeu peso foi Tande: dois quilos. "Se tivesse perdido cinco, acho que teria desaparecido", brincou o atacante, uma dos mais magros e altos da seleção (85 kg e 2,01 m).
Segundo Zé Roberto, os dois atletas conseguem recuperar seus pesos só com a alimentação balanceada e através de líquidos reidratantes.
"Estamos tendo uma boa alimentação na Itália, especialmente através de muita massa. Isso é um dos fatores que ajudam na recuperação dos jogadores, principalmente daqueles que sofrem um forte desgaste físico", afirma o treinador brasileiro.
Alguns jogadores, como Kid, Pinha e Gílson, já atingiram um nível de preparação física para esta fase da Liga considerado ideal pela comissão técnica.
"O time, como um todo, deve atingir o pico de preparação, com 100% de aproveitamento, às vésperas do Mundial da Grécia", afirma Zé Roberto.
Sem admitir o favoritismo para a conquista do bicampeonato da Liga, Zé Roberto reafirma que o plano de trabalho da seleçào foi fundamental para o desempenho alcançado pela equipe.
"A Itália voltou a treinar no início deste mês e a Holanda, há duas semanas. Quem começou antes, como nós, mostrou um desempenho melhor. É o lógico", diz o treinador.
(SK)

Texto Anterior: Técnico elogia atuação de Kid
Próximo Texto: Time muda para poupar jogadores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.