São Paulo, quinta-feira, 28 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vail oferece roteiros com aventura e balé

MARCELO CALLIARI
DO ENVIADO ESPECIAL AO COLORADO (EUA)

Pode parecer difícil imaginar um lugar que tenha ao mesmo tempo sido escolhido como sede de uma Copa do Mundo de esqui e do Campeonato Mundial de "Mountain Bike". Mas ele existe. É Vail, mais uma estação de esqui no Colorado que vem se consolidando como um resort de férias também no verão.
Construída em estilo alpino europeu especialmente para ser um centro de esqui, Vail não é uma cidade normal. Tem um centro para pedestres, recheado de lojas e resturantes, enquanto o restante é basicamente hotéis e condomínios.
Além deles, porém, estão as maiores atrações, que são as trilhas para caminhadas, passeios de bicicleta e a cavalo, os rios com corredeiras, as vistas espetaculares e o contraste da neve nos topos com o verde mais embaixo.
Mas Vail tem ainda outra atração que traz cada vez mais turistas para o verão: o Vail International Summer of Dance, cujo ápice é sem dúvida o Balé Bolshoi de Moscou (13 a 19 de agosto).
A famosa companhia russa se apresenta em Vail todos os anos desde 1989, além de oferecer um curso intensivo para estudantes de dança. Este ano, o Festival inclui ainda performances de membros do Balé da Ópera de Paris, do Balé Nacional do Canadá e do New York City Ballet.
Além da dança, o verão em Vail tem ainda o Bravo! Colorado, um festival de música principalmente erudita e a série Hot Summer Nights, com concertos gratuitos de jazz, blues, rock e country.
A maioria destes eventos acontece no Gerald. R. Ford Amphitheater (batizado em homenagem ao ex-presidente dos EUA que mora em Vail), um anfiteatro semi-coberto no qual parte da platéia assiste aos espetáculos sentada na grama, ao ar livre, fazendo piquenique (são os lugares mais concorridos). Alguns concertos ocorrem no alto da montanha, exigindo que se tome o teleférico.
Toda a região montanhosa do Colorado exibe na primavera e no verão uma infinidade de flores silvestres, mas é em Vail que fica mais fácil apreciá-las.
Bem perto do centro de Vail fica o parque-jardim Betty Ford Alpine Gardens, uma festa de cores e formas de encher os olhos. Para os mais ecológicos, o parque oferece passeios com guias e explicações sobre a vegetação da região.
Um destaque não menos importante de Vail é a comida. É fácil encontrar lanchonetes na cidade, mas são os restaurantes estrelados da região que vão ficar na memória.
A um deles, Beano's Cabin, chega-se a cavalo ou de carroça (no inverno de trenó ou esqui de fundo) e a refeição é sempre em seis pratos visualmente impressionantes.
Já o Wildflower tem um terraço com vistas para a montanha e oferece ainda um dia de caça ao cogumelo, em que os interessados saem ao redor da cidade à cata dos fungos com um especialista durante o dia e comem a colheita à noite.
(MC)

Texto Anterior: Estações de esqui unem forças no Estado
Próximo Texto: Quanto custa passar o verão no Colorado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.