São Paulo, sexta-feira, 29 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Covas quer evitar debates para garantir vitória

CARLOS MAGNO DE NARDI
DA REPORTAGEM LOCAL

O candidato do PSDB ao governo paulista, Mário Covas, aposta no desconhecimento do eleitor sobre a sucessão estadual para garantir sua vitória já no primeiro turno.
Covas quer que a sucessão presidencial atraia todas as atenções do eleitorado e não permita uma polarização da corrida eleitoral em São Paulo.
Nessa estratégia, o candidato tucano tem evitado participar de debates, alimentar polêmicas com seus adversários e discutir propostas de governo.
Ele só pretende participar dos principais debates promovidos pelas emissoras de TV, principalmente pela Rede Globo. Mesmo assim, somente um encontro por mês.
Os adversários do candidato tucano criticaram sua postura de evitar polêmicas durante reunião esta semana em uma emissora de TV da capital.
Para os opositores de Covas, a ausência das discussões é o principal exemplo da estratégia tucana para liquidar as eleições ainda no primeiro turno.
A estratégia de Covas teria sido traçada a partir de suas últimas derrotas eleitorais para o Executivo, quando também aparecia bem nas pesquisas mas acabava derrotado com a divulgação do resultado oficial.
Na eleição presidencial de 89, ele foi o quarto colocado com 10,28% do total de votos válidos, atrás de Fernando Collor, Luiz Inácio Lula da Silva e Leonel Brizola.
Outro lado
A cúpula da campanha do PSDB ironiza a avaliação dos adversários de Covas.
Para Fernando Pacheco, um dos principais assessores do tucano, Covas quer o aumento das discussões sobre a sucessão estadual para garantir a vitória já no primeiro turno.
"Também queremos a intensificação da campanha. Não é porque estamos na frente que não podemos crescer", disse.
Segundo Pacheco, o candidato do PSDB não tem participado de debates devido à sua agenda de atividades. Para o assessor, a falta de espaço na mídia para a sucessão estadual também tem prejudicado o candidato.
Pacheco disse que a tendência é que Covas continue crescendo na medida em que a campanha for intensificada.
"Quanto mais aparecer, mais ele vai crescer", afirmou o assessor.
(CMDN)

Texto Anterior: Cresce número de indecisos em São Paulo
Próximo Texto: Tribunal define cédula eleitoral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.