São Paulo, sexta-feira, 29 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiat e Vale fazem acordo para levar carros por ferrovia até porto do ES

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A Fiat e a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) firmaram ontem em Belo Horizonte uma parceria para transportar carros para exportação pelos portos do Espírito Santo.
Os veículos chegarão até o porto pela Estrada de Ferro Vitória Minas. A iniciativa –o transporte de carros por meio de uma ferrovia– é inédita no país. Anteriormente os carros eram levados em carretas.
A Companhia Vale do Rio Doce pretende investir cerca de US$ 10 milhões na operação. Este investimento deve lhe proporcionar um faturamento da ordem de US$ 60 milhões por ano.
A montadora Fiat espera reduzir 15% os seus custos com a nova modalidade de transporte. A afirmação é do diretor de logística da empresa, Newton Garzon.
Contribuição A intenção da Fiat é chegar, dentro de seis meses - ou seja, até o fim do ano ou início do ano que vem -, a exportar 30 mil carros por ano. Isto significa a metade do que ela exporta anualmente por meio do porto do Rio deJaneiro.
Para fazer o transporte, a Companhia Vale do Rio Doce deverá fornecer cem vagões fechados. Estes vagões têm capacidade para levar 12 carros cada. A composição fará o mesmo trabalho que era feito por dez carretas.
"Essa iniciativa tem tudo para dar certo", diz Garzon. Ele acrescenta que, além de significar mais uma variável de transporte e desenvolver a ferrovia no país, "contribuímos para reduzir acidentes nas estradas."

Texto Anterior: Bolsa de SP suspende os negócios com as ações do grupo Perdigão
Próximo Texto: Dez bancos se associam e abrem nova empresa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.