São Paulo, sábado, 30 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ricupero encontra Cavallo

SÔNIA MOSSRI
DA ENVIADA ESPECIAL

O ministro Rubens Ricupero reúne-se durante todo o dia de hoje com o ministro da Economia argentino, Domingo Cavallo, numa fazenda em Lujan, a 100 quilômetros de Buenos Aires.
Os dois irão discutir o sistema de preços e a política de juros adotada no plano de estabilização econômica da Argentina.
Ricupero mostra-se interessado em saber como a Argentina enfrentou problemas semelhantes aos que o Brasil vive hoje: câmbio fixo, juro alto e aumento de preço.
Atualmente, uma dos maiores dilemas de Cavallo é o congelamento do câmbio. Qualquer alteração, além de provocar inflação, somente pode ser feita mediante aprovação do Congresso argentino.
Entre 91 e 92 o governo argentino fez acordos com empresas para conter remarcações. Em troca, deu subsídios e reduziu impostos.
Esta alternativa não agrada à equipe de Ricupero. Ele preferiu minimizar as discussões de hoje com Cavallo alegando que vai conversar também sobre tarifas comuns para o Mercosul. Ele disse que o Banco Central deve flexibilizar a saída de divisas para investimentos nos países do Mercosul.
Afirmou também que o governo reduzirá a carga tributária sobre os exportadores de modo geral. O pacote de incentivos à exportação pode sair na segunda-feira.
Hoje Ricupero visitará a feira agropecuária de Palermo e encontra-se com o presidente argentino Carlos Menem.

Texto Anterior: Juros vão cair, diz Carvalho
Próximo Texto: Fiesp nega ter afastado diretor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.