São Paulo, sábado, 30 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cupons para sorteio são levados a comício

TALES FARIA
ENVIADO ESPECIAL A CODÓ (MA)

Pelo menos duas pessoas compareceram ontem ao comício do candidato tucano à Presidência, Fernando Henrique Cardoso, em Codó (MA), preparadas para o sorteio de uma casa.
O sorteio anunciado anteontem pela prefeitura, em carro de som que circulou pelas ruas de Codó, funcionaria como forma de atrair simpatizantes ao comício do candidatao da coligação PSDB-PFL-PTB. FHC chegou à cidade, a 270 km de São Luís, às 18h de ontem.
Maria de Jesus da Silva e Aguinalda Maria da Silva estavam no comício com os cupons para concorrer à casa. "Eles anunciaram (o sorteio) na rádio e no carro de som faz mais de oito dias", disse Aguinalda.
Maria de Jesus e Aguinalda não sabiam que o prefeito da cidade, Benedito Figueiredo (PL), o "Biné", tinha cancelado o sorteio. Tomou a decisão depois de descobrir que a Folha flagrou, na quinta-feira pela manhã, o carro de som que fez o anúncio.
Para o assessor de imprensa da prefeitura, Fernando Portela, as pessoas se enganaram. "A gente sabe da legislação eleitoral e sabemos que não pode haver sorteios nos comícios", disse.
A candidata ao governo do Maranhão e aliada de FHC, deputada Roseana Sarney (PFL), argumentou que os moradores da cidade confundiram a data do comício com o sorteio mensal que a prefeitura faz todos os meses.
A Folha localizou e entrevistou anteontem o açougueiro Luiz Barbosa Ramos, sorteado há um mês em comício da própria Roseana.
São Luís
A direção regional do PFL do Maranhão alugou 27 ônibus para levar pessoas à recepção de FHC ontem de manhã no aeroporto de São Luís (MA).
Várias faixas colocadas nas laterais dos ônibus pediam a conclusão da ferrovia Norte-Sul, iniciada no governo Sarney (1985-90).
Ernani Sarney, irmão do ex-presidente que participa da coordenação da campanha da deputada Roseana Sarney (PFL) ao governo do Maranhão, disse ontem que não sabia o valor gasto na recepção a Fernando Henrique.
Segundo ele, tudo foi organizado e pago pelo PFL.
Fernando Henrique e seu candidato a vice-presidente, Guilherme Palmeira (PFL-AL), chegaram em aviões separados entre 10h e 10h30 da manhã de ontem.
Em frente ao aeroporto, mulheres e crianças vestindo camisas de propaganda da candidata do PFL ao governo do Estado agitaram bandeiras e cantaram música da campanha de Roseana.
FHC e Palmeira seguiram direto do aeroporto para um hotel no centro da cidade, onde se reuniram com prefeitos do interior do Estado, deputados estaduais e federais, o ex-governador Edison Lobão, o senador Alexandre Costa e os deputados estaduais José Sarney Filho e Roseana Sarney.
A candidata do PFL ao governo do Maranhão leu um resumo de seu programa de governo e entregou um documento contendo reivindicações a FHC.
Colaborou a Agência Folha, em São Luís

Texto Anterior: Empresa nega ter pago propina
Próximo Texto: Vice de Lula espera deflação em agosto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.