São Paulo, sábado, 30 de julho de 1994 |
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SP engatinha na era dos mega-shows de moda EVA JOORY EVA JOORY ; ERIKA PALOMINO
SP engatinha na era dos mega-shows de moda ERIKA PALOMINO O evento Phytoervas Fashion demonstra que já é viável a existência de um calendário de lançamentos de coleções no Brasil. Isso significa a concentração dos desfiles de verão ou inverno numa mesma época, a exemplo do que acontece em centros de moda como Paris, Londres, Milão e Nova York. Durante três dias (segunda, terça e quarta-feira desta semana), cerca de 3.500 pessoas (ao todo), entre jornalistas, profissionais ligados à moda e convidados lotaram um galpão no bairro de Pinheiros (zona oeste) para assistir a desfiles de nove marcas (veja ao lado o que houve de melhor e pior nas apresentações). O interesse despertado pelo evento é que dá provas da força do meio de moda no Brasil, neste momento. O hype foi deflagrado pela primeira edição do Phytoervas, que mostrou três coleções de inverno, em fevereiro último. Como no circuito internacional, os desfiles cultuam modelos e estilistas e atraem celebridades para suas platéias. Todo mundo quer estar e ser visto nos desfiles. Assim, por lá é possível ver Lady Miss Kier, do Deee-Lite, ou o cineasta Francis Ford Coppola. Não fossem problemas de organização neste Phytoervas e tudo estaria bem. Convites distribuídos em excesso, acomodações rudimentares, banheiros precários, atrasos e seguranças mal-preparados comprometeram o evento. Provas de que o Brasil ainda não está preparado para a era dos mega-shows de moda. Faltam disciplina e maturidade. No exterior, vários desfiles acontecem num mesmo dia. O corre-corre é normal, mas civilizado. Cada desfile acontece num horário específico, proporcionando breaks entre um e outro. Os seguranças não trabalham para empurrar pessoas, mas para ajudá-las a encontrar seus lugares. Em Nova York, também é recente a concentração de desfiles –a primeira vez foi em outubro último, em tendas armadas no Bryant Park. Segundo a revista "Harper's Bazaar", a construção dessas tendas custou US$ 1,2 milhão. Isto facilitou o acesso das pessoas, popularizando os desfiles (houve 59 na temporada de inverno) e fortalecendo a moda americana. O Phytoervas Fashion 94, um evento privado, custou US$ 160 mil, com nove desfiles em três dias. Por enquanto, é o que se tem, é o começo. Texto Anterior: Conheça os novos passos das modelos nas passarelas Próximo Texto: Deus surpreende nos diversos feitos Índice |
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