São Paulo, sexta-feira, 5 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Radicais fazem conferência no Reino Unido

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

Radicais fazem conferência no Reino Unido
O governo britânico disse que não tem como impedir uma conferência internacional programada para domingo por um grupo radical islâmico que defende o extermínio dos judeus.
A conferência, no estádio de Wembley (Londres), deve atrair cerca de 12 mil pessoas. Ela é organizada formalmente pela Organização da Unidade Muçulmana, mas está sendo controlada de fato pelo grupo Hizb ut Tahir.
Banido em alguns países do Oriente Médio por defender a formação de um califado islâmico único que abrangeria todos os países muçulmanos do mundo, o núcleo britânico da Hizb ut Tahir foi fundado há cinco anos.
Até agora ele representa uma parcela minúscula da comunidade muçulmana do Reino Unido e vem agindo mais nas universidades, nas quais circula folhetos dizendo que a vontade do profeta Maomé só será realizada "quando os fiéis combaterem os judeus e os matarem".
Apesar dos protestos de líderes judeus e de deputados, o governo do primeiro-ministro John Major disse que não tem meios legais de impedir a conferência.
A polícia disse que ficará vigilante para impedir a entrada de extremistas estrangeiros para participar do encontro e possíveis incitações racistas.(Sérgio Malbergier)

Texto Anterior: Argentinos temem novo anti-semitismo
Próximo Texto: Ex-premiê italiano Spadolini morre aos 69 ; Suécia expulsa diplomata russo ; Senado dos EUA pede proteção para abortos ; Japonês diz que bomba de Nagasaki errou alvo ; Stern desiste do governo de NY ; Coréia do Norte e EUA negociam hoje ; Arkansas executa 3 em sequência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.