São Paulo, sexta-feira, 5 de agosto de 1994
Texto Anterior | Índice

Vendem-se candidatos

Vendem-se candidatos
"Em seu artigo '

"Em seu artigo 'Vendem-se candidatos' (4/07), Otavio Frias Filho traça um perfil realista da campanha eleitoral. Vivemos um momento em que candidatos tentam impressionar os eleitores com propostas mirabolantes e artifícios fantasmagóricos, sabendo que depois das urnas haverá a ressaca, com um previsível divórcio entre o discurso e a ação. Que as lições de 1989, quando um aventureiro narcisista nos legou um saldo de descrédito moral e político, sirvam de exemplo para nossa incauta população votante."
Ronaldo Caggiano (Brasília, DF)

A música da eleição
"Embora a música brasileira seja uma das mais ricas e criativas do mundo, ela não foi ainda descoberta pela nossa propaganda, principalmente a política. O recém-iniciado horário eleitoral revela uma indigência musical digna de pena. O que se ouve são musiquinhas com cara de gospels e hinos religiosos de quinta categoria, como se os candidatos estivessem concorrendo ao cargo do bispo Edir Macedo... A pobreza musical vem nivelando por baixo todos os candidatos e indiferenciando-os: o jingle do pastor Amin é um subproduto do jingle do reverendo Lula. O 'Levante a Mão' (ou 'Mãos ao Alto') do bispo Fernando Henrique é tão bisonho e escolar que deve ter sido feito por algum palpiteiro amador."
Marcus Andrade (São Paulo, SP)

O retorno delle
"Escandalosa e grosseira a aparição de Fernando Collor de Mello na propaganda eleitoral gratuita. E me espanta a incompetência de quem cria normas para as eleições e não fiscaliza antes o que vai ser mostrado. Como poderemos acreditar na lisura das apurações que, segundo o TSE, demorará uma semana para ser concluída?"
Sílvia de Souza (Goiânia, GO)

Os vices
"Lamentavelmente, Maciel não merece o voto paulista. Rescaldo da era Geisel, de triste memória (Pacote de Abril, Itaipu, Ferrovia do Aço, Angra etc.), Maciel é um dos responsáveis pela sub-representação paulista na Câmara Federal, inflacionamento do Senado e super-representação de Estados desabitados e dependentes do poder central. Que Deus te dê boa saúde nos próximos quatro anos, caro FHC."
Celso Aimbiré dos Santos (Campinas, SP)

"Você já viu aliança para ajudar a tirar votos? O figurino de Marco Maciel se encaixa perfeitamente aos moldes militares. Será que ele já conseguiu ficar mais do que cinco segundos em oposição a alguma coisa que se chame poder? No terremoto dos vices, o chão que acabou tremendo foi o do PSDB."
Wilson Gonsalez (Garça, SP)

"Até que ponto FHC está chegando para assegurar o poder! Aos eleitores brasileiros, um provérbio semita: 'O esquecimento é o princípio da morte'."
James William Goodwin Junior (Belo Horizonte, MG)

"Acredito que a troca dos vices do PT e do PSDB foi necessária, porém Mercadante fará Lula crescer nas pesquisas, enquanto Marco Maciel fará FHC cair nas mesmas. Quem ganha com isso é o abominável Quércia que, por sinal, após aquele vexame no programa 'Roda Viva', está se saindo muito bem no horário eleitoral da TV."
Gracindo Caram (São Paulo, SP)

"O economista Aloizio Mercadante tem todas as possibilidades, de fato e de direito, para acumular suas funções de vice-presidente e de ministro da Fazenda, se eleito. O capital estrangeiro não tem medo de Mercadante e certamente virá investir na produção."
Carlos Alberto Troncoso Justo (Rio Branco, AC)

Planejamento familiar e pobreza
"Nossas congratulações à Folha pela publicação do excelente artigo do dr. Antônio Mourão Cavalcante, 'Crescei e multiplicai-vos' (19/07). Não existe relação direta entre planejamento familiar e aumento da riqueza. O planejamento familiar deve ser livre decisão do casal. A pobreza brasileira é consequência de uma distribuição de renda perversa e concentradora."
Maria do Rosário, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara Municipal de Porto Alegre (Porto Alegre, RS)

Data venia, advogados
"Li com satisfação na coluna Data Venia do dia 24/07, o artigo do advogado Octávio Bueno Magano intitulado 'O estatuto da OAB'. Uma lei como o Estatuto do Advogado vem quebrar o princípio da isonomia salarial, criando diferenças de remuneração para cargos equivalentes, sacramentando o corporativismo e criando novos marajás nas estatais e no serviço público."
José Miguel da Silva Batista (Belém, PA)

Pesquisa em São Paulo
"Parabenizo o jornalista Ricardo Bonalume Neto pelo excelente artigo 'Crise ameaça institutos paulistas de pesquisa', onde foi exposto com clareza a crise por que passam os institutos e o descaso com que os seus pesquisadores científicos estão sendo tratados."
Gláucia Moraes Dias Tagliacozzo (Indaiatuba, SP)

Mutirão antiinflacionário
"Congratulo-me com o deputado José Serra pelo artigo publicado dia 2/08 (pág. 1-2). Estou convencido de que chegou o momento de todos nós ajudarmos o governo, em um mutirão, para forçar a queda da inflação."
Ernani Teixeira Filho (Rio de Janeiro, RJ)

Fé e vida
"Leitor assíduo deste conceituado jornal, gostaria de fazer um pequeno comentário sobre a publicação no Painel do Leitor de 29/07, onde o sr. Luiz Edgard Bueno condena a atitude do grande d. Luciano Mendes de Almeida sobre os membros da Igreja participarem da política. Gostaria de lembrar esse sr. que d. Luciano é uma das poucas vozes dentro da Igreja Católica que defende os excluídos e, quando cobra participação maior dos representantes da Igreja na política, somente quer que a Igreja junte fé e vida."
Mario Luiz Pereira (Campos do Jordão, SP)

Mapoteca do Itamaraty
"Realmente oportuna a matéria sobre o acervo da Mapoteca do Itamaraty (31/07). Todavia, é um acervo de limitado uso para os pesquisadores. A mapoteca, por incrível que pareça, segundo a sua diretora, não possui microfilmagem. As reproduções são feitas por um fotógrafo indicado pela mapoteca, o qual mantém o monopólio das reproduções, com preços exorbitantes."
Tau Golin (Porto Alegre, RS)

Talento, precisamos de talento
"Achei intrigante e inteligente o artigo de Arnaldo Jabor da edição de 26/07. No entanto, discordo quando ele diz que a arte só virá como busca do lucro; eu diria que a arte só virá com talentos verossímeis, tanto de artistas, quanto de produtores de arte."
Rubenal Hermano Santos (São Paulo, SP)

Patrocínio da Parmalat
"Primeiro a Parmalat patrocinou a confecção dos ingressos do Paulistão. Depois patrocinou a Taça São Paulo de Juniores. Agora a Copa Farah/Parmalat. O lobby da Parmalat na Federação Paulista de Futebol é imoral. Empresas que são donas ou patrocinadoras de clubes deveriam ser proibidas de patrocinar federações."
Fernando de Sampaio Barros (São Paulo, SP)

Mergulho em Key West
"Parabéns pela matéria 'Key West –Onde o sol é uma festa' (Turismo, 4/08), e muito obrigado pela 'pá-de-chá' dada ao mergulho."
Claudio Guardabassi (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Estados gerais da cultura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.