São Paulo, sábado, 6 de agosto de 1994 |
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Barra de direção causou acidente de Senna
DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS O acidente fatal de Ayrton Senna no GP de San Marino foi causado pela ruptura da barra de direção de seu Williams.A informação foi divulgada ontem por dois diários franceses que afirmaram ter tido acesso a um documento elaborado por especialistas que participam da perícia feita pela Justiça italiana, que investiga as causas do acidente. Segundo o "L'Equipe", o relatório "oficial e secreto" conclui que a barra de direção se partiu antes do choque do carro de Senna contra o muro em Ímola. O documento é assinado por dois estudiosos da Universidade de Bolonha. Foi feita uma análise microscópica do material da barra. Duas hipóteses foram apontadas como prováveis: ou o material utilizado apresentava uma falha interna ou o diâmetro da barra era insuficiente. Outras causas também são apontadas pelo relatório, mas as possibilidades de terem sido as responsáveis pela morte de Senna são pequenas. A chance do acidente ter sido causado pela ruptura da barra é avaliada em 85%. O diário "InfoMatin", que também publicou dados sobre o relatório, procurou o projetista da Williams, Andrew Newey, para explicar o caso. Segundo Newey, a barra da direção de Senna teve realmente seu diâmetro reduzido. "Senna reclamou que não conseguia enxergar o painel de instrumentos. Fomos obrigados a reduzir o diâmetro da barra", disse o projetista. Newey, porém, afirmou que pela telemetria não foi possível saber se a barra quebrou antes ou depois do acidente. Confrontado com o teor das reportagens, Maurizio Passarini, o procurador italiano que chefia as investigações, afirmou que as perícias ainda continuam. "Os experts ainda estão trabalhando no carro de Senna e até o momento não há comentário a ser feito", declarou. Passarini disse também que os trabalhos da perícia estão avançados e o relatório final pode ser divulgado no final de setembro ou mesmo em outubro próximo. Segundo o "L'Equipe", Passarini não divulgou o relatório porque outra secção da barra foi enviada para o Instituto Aeronáutico da Itália para ser avaliada. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) afirmou que não fará comentários sobre o assunto até a investigação acabar. Texto Anterior: Santos e Palmeiras jogam hoje Próximo Texto: GP de Monza está confirmado Índice |
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