São Paulo, sábado, 6 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barra de direção causou acidente de Senna

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O acidente fatal de Ayrton Senna no GP de San Marino foi causado pela ruptura da barra de direção de seu Williams.
A informação foi divulgada ontem por dois diários franceses que afirmaram ter tido acesso a um documento elaborado por especialistas que participam da perícia feita pela Justiça italiana, que investiga as causas do acidente.
Segundo o "L'Equipe", o relatório "oficial e secreto" conclui que a barra de direção se partiu antes do choque do carro de Senna contra o muro em Ímola.
O documento é assinado por dois estudiosos da Universidade de Bolonha. Foi feita uma análise microscópica do material da barra.
Duas hipóteses foram apontadas como prováveis: ou o material utilizado apresentava uma falha interna ou o diâmetro da barra era insuficiente.
Outras causas também são apontadas pelo relatório, mas as possibilidades de terem sido as responsáveis pela morte de Senna são pequenas. A chance do acidente ter sido causado pela ruptura da barra é avaliada em 85%.
O diário "InfoMatin", que também publicou dados sobre o relatório, procurou o projetista da Williams, Andrew Newey, para explicar o caso. Segundo Newey, a barra da direção de Senna teve realmente seu diâmetro reduzido.
"Senna reclamou que não conseguia enxergar o painel de instrumentos. Fomos obrigados a reduzir o diâmetro da barra", disse o projetista. Newey, porém, afirmou que pela telemetria não foi possível saber se a barra quebrou antes ou depois do acidente.
Confrontado com o teor das reportagens, Maurizio Passarini, o procurador italiano que chefia as investigações, afirmou que as perícias ainda continuam.
"Os experts ainda estão trabalhando no carro de Senna e até o momento não há comentário a ser feito", declarou.
Passarini disse também que os trabalhos da perícia estão avançados e o relatório final pode ser divulgado no final de setembro ou mesmo em outubro próximo.
Segundo o "L'Equipe", Passarini não divulgou o relatório porque outra secção da barra foi enviada para o Instituto Aeronáutico da Itália para ser avaliada.
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) afirmou que não fará comentários sobre o assunto até a investigação acabar.

Texto Anterior: Santos e Palmeiras jogam hoje
Próximo Texto: GP de Monza está confirmado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.