São Paulo, domingo, 7 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha dá atlas do 'New York Times'

DA REPORTAGEM LOCAL

Folha dá atlas do'New York Times'
Livro custa US$ 30 nos EUA
A Folha começa a distribuir de graça no próximo domingo fascículos de um atlas colorido de 184 páginas com capa dura.
Nos Estados Unidos, o mesmo atlas foi editado pelo jornal "The New York Times" e custa cerca de US$ 30.
O atlas da Folha será distribuído em 19 fascículos no formato 31 x 22 cm, sempre aos domingos.
No próximo domingo, os leitores encontrarão o primeiro fascículo e a capa dura encartados no jornal.
A tiragem da Folha neste dia será de 1,1 milhão de exemplares, um recorde na história da imprensa brasileira.
No dia 18 de dezembro o atlas estará completo. Os fascículos são patrocinados pelo Banco Itamarati, Companhia Brasileira de Alumínio e OAS Participações.
Tradição e atualizaçãoO livro que a Folha dará a seus leitores foi criado pelo jornal inglês "The Times". O "The Times" é uma das mais tradicionais editoras de atlas do mundo. Lançou seu primeiro atlas em 1895.
A versão que a Folha distribuirá no Brasil foi criada na Inglaterra em 1988. Exigiu cinco anos de pesquisas de um grupo de 20 pessoas, entre cartógrafos e designers gráficos.
A idéia era criar um atlas atraente para toda a família e fácil de consultar. O projeto deu certo: já vendeu mais de 300 mil exemplares.
Desde 1988 o atlas já passou por seis atualizações. Ele tem todas as mudanças causadas pelo desmoronamento do comunismo do Leste Europeu.
Em 1992, por exemplo, o "The Times" incluiu o desmembramento da ex-União Soviética em 15 países independentes. A mudança havia ocorrido no final de 1991.
No mesmo ano foi incluída a divisão da antiga Iugoslávia em cinco Estados.
Na edição de 1993 já aparece a cisão da ex-Tcheco-Eslováquia em República Tcheca e Eslováquia. A divisão havia ocorrido em janeiro de 1993.
Fácil de consultar
O tamanho do índice de um atlas mede a facilidade para se localizar o nome de uma cidade, de um rio ou de uma montanha. O índice do atlas da Folha tem 30 mil nomes em ordem alfabética.
Tem também 188 bandeiras coloridas de nações e os respectivos dados sobre população, taxa de crescimento da população, área, capital, moeda, língua e religião.
Tabelas, mapas e gráficos comparam áreas de mares e oceanos, altitudes de montanhas, comprimentos de rios e a população de 170 regiões metropolitanas.
O atlas vem com um dicionário geográfico que explica o sentido de 367 termos.

Texto Anterior: Peters
Próximo Texto: A lógica de Pilatos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.